Objetiva, técnica e dinâmica. Assim definiu o que é a Recom PMERJ o próprio comando da unidade em seu lançamento, a mais nova entre os batalhões especializados da corporação.
Embora em certas regiões a criminalidade esteja elevada, ao que parece as ações da Recom estão surtindo efeito. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), os assaltos de rua no Rio tiveram uma redução de 21%, em comparação com o ano passado.
Esse é um dos resultados esperados com a criação de um batalhão focado no policiamento ostensivo, o objetivo principal do Recom.
Para quem pretende prestar concurso para a PMERJ, essa é mais uma unidade em que o futuro policial poderá mostrar o seu valor e você poderá começar uma carreira memorável.
O que é a Recom PMERJ?
Recom é o batalhão de Rondas Especiais e Controle das Multidões da PMERJ, cujo objetivo é cuidar do policiamento ostensivo. A unidade foi oficialmente criada em 2018, tendo como sede provisória o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). O foco é atuar na zona metropolitana com altos índices de criminalidade.
No entanto, como salientou o então comandante da unidade especial, ten.cel. Daniel Queiroz, desde o início o objetivo era expandir para outras regiões do estado. Prova disso foi a inauguração neste ano da companhia em São Gonçalo, em que foram lotados inicialmente cerca de 100 policiais.
Uma peculiaridade da RECOM é a farda, cujo padrão de camuflagem cinza lembra o do BPChq, se diferenciando também pela cor cinza nas suas viaturas.
???? Está planejando entrar para a polícia? Saiba aqui quanto ganha um soldado da PMERJ!
O que significa polícia Recom?
Em uma primeira leitura, o termo “controle das multidões” pode passar a ideia do que, no meio militar, chamamos de Controle de Distúrbio Civil (CDC), que tem como função conter perturbações à ordem em grandes multidões.
Apesar do nome, a principal função do Recom não é atuar em manifestações, mas sim zelar pelo policiamento ostensivo, mais ou menos como no passado fazia o extinto ROTAM.
Essa é uma resposta da PMERJ à necessidade de enfrentar o crime em áreas urbanas, que se manifesta em assaltos a pedestres e ao comércio, além do roubo de veículos.
Para quem tem planos de ingressar na carreira militar como policial, significa mais oportunidades de conseguir uma vaga, já que espera-se que sejam abertas mais unidades em breve.
Qual a função da RECOM?
Não se pode compreender o que é a Recom PMERJ sem entender o que vem a ser policiamento ostensivo.
Como enfatizou o comando no dia da inauguração da primeira unidade da RECOM, um dos objetivos é reforçar a presença da polícia nas ruas.
Para isso, os militares deverão estar em permanente circulação, de maneira a dificultar a ação de criminosos, que se valem da falta de vigilância para cometer delitos.
Portanto, a RECOM tem uma função preventiva, destinando-se a coibir o crime por meio da presença ostensiva em rondas, patrulhas e mobilidade constante.
É uma boa opção para quem gosta de dinamismo e do trabalho de campo, já que, nessa unidade, o policial estará o tempo todo atuando junto ao público.
Então, sentiu que essa oportunidade está para você? Na RECOM, você terá desafios constantes, vivenciando o melhor da experiência de ser um policial.