Como é a Validação Documental da EEAR?

A Escola de Especialistas de Aeronáutica é reconhecida como o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul, sua missão fundamental é proporcionar formação e aperfeiçoamento aos graduados da Aeronáutica. Ao desempenhar essa função crucial, a EEAR contribui significativamente para a preparação de profissionais altamente qualificados e especializados.

A validação documental é a última etapa do processo seletivo e só ocorre quando o aluno se apresenta para a Concentração Final.

📚 Quais matérias caem na EEAR?

Nessa etapa, o candidato precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Original e duas cópias simples do documento de identificação pessoal com foto, de forma a permitir com clareza a sua identificação;
  • 01 Certidão de Quitação Eleitoral obtida na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral – TSE;
  • 01 Certidão Negativa ou Atestado de Antecedentes Criminais, que tenha sido emitido em até 90 dias antes da Concentração Final, exceto para os candidatos menores de idade;
  • 01 cópia simples do comprovante de residência expedido há, no máximo, três meses; 
  • Se do sexo masculino, original e uma cópia simples do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (desde que não o incompatibilize com a carreira militar), ou ainda Certificado de Reservista (1ª ou 2ª categoria), exceto para os militares da ativa; 
  • Original e duas cópias simples do CPF, podendo ser dispensada sua apresentação desde que o Cadastro de Pessoas Físicas conste na cédula de identidade; 
  • Original e duas cópias simples do PIS / PASEP (para aqueles com registro em Carteira de Trabalho). Os candidatos sem registro em carteira de trabalho devem apresentar o termo de que nada consta na inscrição do PIS/PASEP, emitido pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil; 
  • Se militar da ativa, Ofício de apresentação da OM de origem assinado pelo seu Comandante, Chefe ou Diretor, sem delegação, atestando que o candidato atende às condições previstas;
  • Original e 01 cópia simples da Declaração do próprio candidato atestando não exercer cargo, função, atividade ou emprego público nas esferas Federal, Estadual, Municipal ou Distrital, salvo os casos de acumulação lícita de cargos públicos previstos na Constituição Federal; 
  • Original e duas cópias simples do Certificado, Diploma ou Declaração de conclusão do Ensino Médio, do Sistema Nacional de Ensino ou equivalente, reconhecido pelo MEC;  
  • Original e duas cópias simples do Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Declaração assumindo expressamente não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou haver constituído união estável.

É importante ressaltar que durante o processo de inscrição, não serão aceitos documentos ilegíveis, rasurados, com emendas ou contendo discrepâncias de informações. 

Além disso, os documentos que comprovam a escolaridade do candidato só serão considerados válidos se forem emitidos por estabelecimentos de ensino ou instituições de formação profissional devidamente reconhecidos pelos órgãos oficiais federais, estaduais, distritais, municipais ou regionais de ensino competentes. 

Essa exigência garante a autenticidade e confiabilidade das informações apresentadas pelos candidatos durante o processo seletivo.

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