7 razões vantagens em fazer um concurso público

7 Vantagens de Concursos Públicos

7 razões vantagens em fazer um concurso públicoQuais as vantagens de fazer um concurso público?

Conheça 10 razões pelas quais você deve fazer um concurso

Atualmente no Brasil há cada vez mais pessoas interessadas nas vantagens de fazer um concurso público, e apesar da relação candidato x vaga nos concursos públicos ser cada vez maior, ainda tem muita gente que não sabe quais são as razões que fazem valer a pena fazer um concurso público.

Pensando nisso, o Curso Maciel reuniu algumas informações que talvez possam esclarecer e definir melhor as vantagens de se inscrever em um concurso, e passar a fazer parte do funcionalismo público:

Vantagem 1 – Estabilidade:

Talvez esta seja a principal vantagem em ser um funcionário público, porque mesmo em tempos de crise, quando tanto as empresas quanto os governos estão fazendo cortes, funcionários concursados não têm de se preocupar com o risco de desemprego, pois possuem estabilidade empregatícia garantida por lei.

Vantagem 2 – Idade não é um problema

Com exceção das carreiras militares e de segurança, não há limite máximo de idade para o ingresso no funcionalismo público. Por este motivo os concursos públicos são uma boa opção para aqueles que estão com dificuldades de se re-alocar no mercado de trabalho por já estarem em uma idade mais avançada para o mesmo.

Vantagem 3 – Não precisa de experiência

O mercado de trabalho costuma ser cruel com quem está chegando agora, ou com os recém-formados. A exigência de experiência prévia em determinadas funções e setores é um fator decisivo no seu currículo para ingressar nas empresas privadas, principalmente se tratarem-se de cargos de alta-chefia.

Correios vão lançar edital para carteiro entre Agosto e Setembro

Já no funcionalismo público há a oportunidade de um recém formado nos cursos de administração ou contabilidade assumirem de imediato funções de analista e/ou auditor, mesmo sem experiência profissional prévia, graças ao seu desempenho no concurso.

Vantagem 4 – Salário mais alto

Em geral, o salário de um servidor público é um pouco mais alto do que o de funcionários da mesma função em empresas privadas. Isto porque o poder público procura equiparar a remuneração de seus servidores ao salário de empresas privadas de porte semelhante à estrutura do governo. Esta é uma forma também de valorizar e estimular a permanência dos funcionários públicos. [Fonte]

Vantagem 5 – As vantagens, rs…

Ok, aqui o título pareceu redundante, mas nem tanto. Pois além dos direitos trabalhistas normais (férias, 13º salário, etc.), para o servidor público há adicional por tempos de serviço, uma espécie de bônus cujo o percentual com relação ao salário do servidor aumenta com o passar dos anos trabalhados.

Edital do IBGE 2015 até o fim do ano –  Apostila Grátis em PDF

Há também licenças remuneradas com duração de até 3 anos para o servidor realizar cursos de capacitação e reciclagem, além de licenças prêmio.

Vantagem 6 – Aposentadoria integral

A aposentadoria é algo em que todo cidadão pensa, ou deveria pensar, principalmente para poder gozar seu merecido descanso mantendo o mesmo conforto e estilo de vida que levava enquanto ainda trabalhava. Daí é onde surge outra grande vantagem dos concursos públicos: Quem trabalha na iniciativa privada pode se aposentar recebendo no máximo R$ 2.894, independente se durante toda a vida recebeu salário de R$ 7 mil. Já no setor público, a lei permite a aposentadoria integral, ou seja, ao se aposentar, o servidor passa a receber valor igual ao salário que tinha quando trabalhava. [Fonte]

Mais legal ainda é que se o servidor aposentado prestar um novo concurso e for aprovado, ele passa a receber ambos os salários, o da aposentadoria e o do novo cargo/função.

Vantagem 7 – Meritocracia

Diferentemente do que ocorre na maioria das empresas privadas, no funcionalismo público prevalece a meritocracia. No funcionalismo público, tanto o ingresso, quanto as promoções a cargos mais altos seguem padrões pré-estabelecidos em Lei, e nos regulamentos próprios de cada autarquia ou órgão público. Desta forma, o famoso “Q.I – Quem Indique” não faz parte do cotidiano de um funcionário concursado.

Bônus – Como passar em um Concurso Público

Independentemente do concurso público em questão, e da data em que as inscrições sejam abertas, você como futuro candidato deve manter a preparação em dia para obtere a melhor classificação possível. É possível encontrar web aulas e apostilas gratuitas na Internet, ou ainda estudar com base nas provas de edições anteriores do concurso de sua preferência.

Mas o ideal é que o candidato busque auxílio de profissionais especializados em preparação para concursos públicos. Neste sentido, o Curso Preparatório Maciel está há 13 anos no mercado aprovando alunos para os principais concursos públicos e militares.

Estude Conosco

Localizado bem no centro de São Gonçalo, o Curso Maciel conta com professores especializados em preparação para concursos públicos. Nosso material didático é próprio e elaborado individualmente para cada concurso.
Nossas salas de aulas são climatizadas, possuem iluminação adequada e cadeiras acolchoadas. Tudo desenvolvido especialmente para ajudar você a conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos. Cursos Preparatórios para Concursos, com qualidade e preço, bem no centro de São Gonçalo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn