A Criação do Governo Geral e da primeira capital do Brasil

Por prof. Leo Martins Após o fracasso do descentralizado sistema político de Capitanias Hereditárias, a coroa portuguesa precisava elaborar um novo sistema político para o território colonial. Era preciso continuar com o processo de colonização, e o insucesso das capitanias representava um risco ao empreendimento colonizador. Apenas as capitanias de Pernambuco e São Vicente prosperaram. […]

Non-progressive verbs e os estados mentais nas orações

Por Prof. Estêvão Prudêncio Existem alguns verbos na língua inglesa que não podem ser usados ​​nos tempos progressivo ou contínuo, aquele de terminação “-ing”. A regra geral é que tais verbos estão relacionados a processos mentais, estados emocionais, possessão, percepção dos sentidos, ou seja, ações involuntárias. A ideia toda parece complicada mas nem é tanto […]

O Realismo: a literatura do embate

Por: prof. Laís Carballal O Realismo é, assim como os seus antecessores, um dos estilos literários mais interessantes da literatura brasileira. No ensino médio, suas obras são as mais requisitadas para leitura obrigatória e, além disso, tal movimento literário é recorrente em concursos públicos e no coração dos leitores. Por essa razão, fica a convocação: […]

A Conjuração Baiana e sua ligação com o Iluminismo – 1798

Por Prof. Leo Martins A Conjuração Baiana, também conhecida como Conjuração dos Alfaiates, foi uma revolta emancipacionista ocorrida na Bahia, no final do século XVIII. Ela teve como principal motivador a queda do açúcar, a partir da segunda metade do século XVII, que levou o Nordeste a enfrentar problemas econômicos. O declínio da Bahia acentuou-se […]

Continuous Tenses, os tempos verbais contínuos

Por prof. Estêvão Prudêncio Usamos os tempos verbais contínuos (continuous tenses) ao falar ou escrever sobre ações que se perpetuam ou continuam por um período de tempo. Os tempos verbais contínuos ou progressivos em Inglês podem sem divididos em 2 bases, past and present, apesar de acompanhar outras formas verbais como o: future, present perfect […]

A produção do desenvolvimento da redação e a importância do repertório sociocultural

Por: prof. Laís Carballal A redação dissertativa-argumentativa exige uma preocupação com os parágrafos de desenvolvimento porque o foco dessa tipologia textual é, justamente, a argumentação. O poder argumentativo deve ser explorado nos parágrafos de desenvolvimento e é nesse momento que você precisa lembrar da sua infância. Quando crianças, os humanos buscam compreender as razões pelas […]

A Revolta de Vila Rica ou Revolta Filipe dos Santos – 1720

Por Prof. Leo Martins Sabemos que durante o ciclo do ouro no Brasil, ao longo do século XVIII, uma das situações que mais revoltavam a população das Minas Gerais era o constante aumento da fiscalização realizada pela metrópole, com o objetivo de evitar o contrabando dos metais preciosos. Existia muita opressão fiscal e tributária naquele […]

Simple past: aprenda a contar o que passou em inglês

  Por Prof. Estêvão Prudêncio Se olharmos para a forma como as pessoas se comunicam, podemos observar que grande parte da experiência humana é construída em torno de histórias. Dividir relatos de situações passadas com o outro é fundamental para nos relacionarmos, dando oportunidade de aprender sobre aqueles que nos cercam, além de gerar um […]

O Encilhamento e suas consequências na República Velha

Por prof. Leo Martins A política do encilhamento foi uma ação econômica ocorrida durante o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891) com a finalidade de diversificar a economia brasileira, que naquele momento era extremamente dependente do café. Precisávamos industrializar o Brasil. Tal política ficou conhecida como “encilhamento” porque encilhar é o ato de […]

Como fazer uma conclusão na redação dissertativa-argumentativa?

Por Prof. Lais Carballal Após a produção da introdução e dos parágrafos referentes ao desenvolvimento, é necessário produzir nosso último parágrafo da redação dissertativa-argumentativa: a conclusão. Um fator enfrentado na produção de um parágrafo conclusivo é o cansaço. Afinal, o produtor textual já fez cerca de 3 a 4 parágrafos e, quando chega ao fim […]

Tempos verbais que levam o “simple” em Inglês

Por prof. Estêvão Prudêncio (imagem: U.S. Army Career Center – Mays Landing Facebook) Muitos não percebem que a forma verbal mais empregada em textos argumentativos e factuais em Inglês é a denominada “Simple”, mas não se engane, apesar de ser traduzida como “simples”, há algumas regras pra serem apreendidas. Na língua Inglesa, os tempos verbais […]

As Capitanias Hereditárias e o início da Colonização brasileira

Por prof. Rômulo Através da montagem da Expedição Martim Afonso de Sousa em 1530, que permaneceu no Brasil até 1533, o rei português D. João III dava início ao processo de colonização ou ocupação efetiva do Brasil, encerrando assim o período conhecido como Pré-Colonial (1500-1530), em que o Brasil ocupou papel secundário nas pretensões lusitanas. […]