colégo brasil frança charitas niteroi

Colégio Brasil-França Niterói

Colégio Brasil-França

brasil frança charitas niteroiO Ciep 449 Leonel de Moura Brizola, agora chamado de Instituto Intercultural Brasil-França, localizado no bairro de Charitas, em Niterói, é o primeiro Colégio Público Bilíngue Português-Francês do Brasil. Nele os alunos têm a oportunidade de fazer seu Ensino Médio em horário integral, são 16 horas semanais de estudo que rendem ao aluno a proficiência (domínio) na Língua Francesa. O projeto curricular da nova escola foi feito em conjunto com a Académie de Créteil e com o apoio do Consulado Geral da França.

Atualização (29/10/15) Inscrições abertas para esta escola – Clique aqui para saber mais!

Nesta unidade, além do ensino estrutural da Língua Francesa, os alunos poderão aprimorar sua compreensão auditiva e expressão oral, a partir de um trabalho interdisciplinar, privilegiando-se o estudo das Ciências da Natureza. Assim, os conhecimentos linguísticos serão aplicados na comunicação e cooperação para a realização de experimentos científicos, atividades lúdicas e interações culturais com países francófonos.

Para Denis Pietton, embaixador da França, o Projeto apesar de novo, já aparenta ser um sucesso:

Há muita energia e competência investida nele, explicou. Queremos agradecer a oportunidade de fazer parte dessa parceria.

A reitora da famosa Academia de Créteil, Florence Robine, ratificou o interesse da instituição em participar e auxiliar no desenvolvimento do Colégio Brasil-França.

Partilhamos das mesmas problemáticas sociais assim como de preocupações educativas comuns. Ambos queremos oferecer aos alunos o melhor possível. Igualdade de oportunidades e sucessos e não deixar nenhuma criança na beira do caminho. Por isso estamos desde 2012 envolvidos nesse projeto de colaboração, colocando à disposição professores e também acolhendo alunos e professores brasileiros na França.

preparatório para 6º e 9º ano

Instalações modernas

instituto intercultural brasil frança

Foram feitas diversas reformas no CIEP 449 para que ele pudesse acomodar e suprir as necessidades do Instituto Intercultural Brasil-França, houve a revisão das redes hidráulica e elétrica, instalação de elevador para acesso à quadra esportiva e impermeabilização e pintura em geral. Com 18 salas de aula, a unidade vai oferecer dois laboratórios de idiomas, onde o professor poderá acompanhar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas básicas necessárias aos alunos (oral, leitura, escrita e auditiva); um laboratório de informática (20 computadores); dois laboratórios de Ciências; biblioteca (com 05 computadores conectados à internet); sala de estudos; quadra de esportes e um espaço aberto destinado à implantação de um jardim, para auxiliar em um dos objetivos do Ateliê Científico, que é aprender o ciclo da vida das plantas e as regras de uma cultura respeitosa ao meio ambiente.

O auditório, com cerca de 90 lugares será um espaço de apresentação do trabalho dos alunos, para projeção de filmes e para o desenvolvimento de projetos de teatro o de cinema. As salas de aula serão dotadas de computador, projetor e equipamento de áudio. Cozinha e refeitório completam os espaços criados para o aprendizado e conforto de alunos e professores.

Boas expectativas

colégio brasil-françaNa inauguração do Colégio Brasil-França de Niterói, o subsecretário de Gestão de Ensino, professor Antonio Neto, ressaltou que o fato de o projeto possibilitar aos alunos da rede pública acesso a uma formação adequada em uma língua estrangeira, o torna e inovador e único no Brasil. O professor destacou também o fato de que a ênfase nos estudos das Ciências da Natureza dará a estes alunos uma boa bagagem intelectual que colaborará neste campo para o ingresso na universidade.

Entre os objetivos pedagógicos do Brasil-França é a adesão dos alunos em todas as atividades que ocorrerem no colégio. As aulas são desenvolvidas no sentido de que cada disciplina seja uma motivação para o conhecimento da língua e cultura francesas.

Além das disciplinas previstas da Base Comum Nacional, o Colégio Brasil-França oferecerá disciplinas que integram o Projeto de Vida e Cultura, Núcleo de Integração Linguística e Ateliê Científico, com Produção Textual, Resolução de Problemas Matemáticos, e Língua Estrangeira Optativa.

A diretora da unidade, Jane Silva Chagas, revelou que está feliz com o novo desafio, pois trata-se de um projeto maravilhoso que vai ensinar muito a todos (alunos e professores). Jane disse também que a escola de Niterói estará a disposição de toda a comunidade para trabalhar muito para o sucesso dessa iniciativa única. Contem conosco.

A professora Flávia Alves Gomes, de Língua Portuguesa, para atuar na unidade, participou de todo o processo de formação realizado tanto no Brasil como na França

Estamos muito motivados. Tenho formação em Português/Francês e penso que será maravilhoso para alunos e professores o acesso a esse novo aprendizado do idioma e da cultura francesa.

Como Estudar no Brasil-França de Niterói

Processo Seletivo

Junto a outras instituições estaduais de ensino como o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos – NATA, o Brasil-França compõe o Programa Dupla Escola da SEEDUC/RJ, este programa reúne em si as principais Escolas Técnicas Estaduais de Ensino Médio, cujo ingresso se dá por meio de concurso público realizado anualmente.

O sistema Matrícula Fácil do Governo do Estado do Governo Do Estado não disponibiliza opção de matrícula para escolas técnicas como o Brasil-França e Brasil-China.

Quais os limites de idade e de escolaridade do Brasil-França

O ingresso de novos alunos no Instituto Intercultural Brasil-França, em Charitas, é pelo 1º ano do Ensino Médio, portanto, é necessário que os interessados em fazer a prova do colégio já tenham concluído ou estejam concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, no ano do concurso.

Há também um limite de idade para poder fazer a inscrição na prova do Brasil-França, para se inscrever no concurso o aluno deverá ter nascido entre 01/01/1999 e 31/12/2004.

Onde fazer a inscrição para a prova

Apesar das inscrições estarem previstas para o segundo semestre de 2015, não há ainda uma data definida para as inscrições para a prova do Colégio Brasil-França, o jeito é mesmo esperar o edital 2015 sair. Em 2014 as inscrições foram exclusivamente pela internet pelos sites www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.rj.gov.br/web/seeduc

Quando o período de inscrição estiver aberto, aqueles que não têm acesso à Internet podem fazer suas inscrições no laboratório de informática de qualquer Escola Estadual. Enquanto isso, além de estudar antecipadamente para o concurso, você pode acompanhar as notícias sobre este e outros concursos curtindo a nossa Fan page no Facebook.

Taxa de Inscrição

A inscrição para as provas que compõem o Programa Dupla Escola, não possuem taxa de inscrição, porém o candidato tem de optar por concorrer a apenas uma vaga, pois a prova para todas as escolas do programa ocorrem no mesmo dia e horário.

Caso o candidato, após confirmar sua inscrição, queira altera a opção de escola para concorrer, basta, dentro do período das inscrições, o candidato iniciar uma nova inscrição, pois o sistema validará apenas a última inscrição efetuada por CPF.
O candidato, mesmo sendo menor de idade, deverá possuir CPF próprio para fazer a inscrição.

Atenção às Cotas do concurso 2015/2016

O Programa Dupla Escola também trabalha com o sistema de Cotas, a reserva de vagas é de 90% para alunos que concluíram o 9º ano em Escolas Públicas, ou em estabelecimentos privados de ensino como bolsistas, 5% das vagas são destinados aos portadores de deficiência, e 5% para os alunos oriundos da rede particular de ensino.
A opção pelo sistema de cotas deve ser sinalizada no momento da inscrição no concurso.

Estudando para o concurso

É importante que o candidato inicie sua preparação com antecedência, tomando por base as matérias previstas no edital do último concurso, pois deverão ser as mesmas do próximo. É possível se preparar também através da resolução de questões de provas anteriores. Você você pode encontrar as provas antigas dos concursos anteriores em PDF é no aqui mesmo no site do Curso Preparatório Maciel, no link provas anteriores.
Mas o ideal é que o candidato busque auxílio de profissionais especializados em preparação para concursos públicos.
Neste sentido o Curso Maciel conta com 13 anos no mercado, aprovando alunos para as principais Escolas Técnicas de Nível Fundamental e Médio.

Estude Conosco!

Localizado bem no centro de São Gonçalo, o Curso Maciel conta com professores especializados em preparação para concursos públicos. Nosso material didático é próprio e elaborado individualmente para cada concurso. Nossas salas de aulas são climatizadas, possuem iluminação adequada e cadeiras acolchoadas. Tudo desenvolvido especialmente para ajudar você a conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos.
Cursos Preparatórios para Concursos, com qualidade e preço bem no centro de São Gonçalo.

Temos turmas específicas voltadas para as áreas civis e militares, e também para alunos do 6° e 9º anos do Ensino Fundamental que desejam ingressar nas principais escolas técnicas federais e estaduais do Rio de Janeiro:

Divulgue aos amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn