Já deu início à preparação para o concurso fuzileiro naval? Para garantir aprovação e a sua posterior matrícula no CIAMPA, você precisará ser aprovado em todas as etapas do certame. A Marinha recebe inscrições de candidatos do Brasil todo, portanto, foco total na preparação, que deve ser feita com máxima antecedência.
Para ajudar a orientar você sobre o que fazer em cada fase, elaboramos este guia com todas as etapas e tudo que precisa saber para conseguir aprovação em cada uma delas. Acompanhe atentamente!
Exame de escolaridade
A primeira etapa do concurso fuzileiro é o exame de escolaridade. Nunca é demais lembrar que, para poder ingressar é exigido ensino médio completo. Ou seja, você precisará ter o seu diploma em mãos antes mesmo de fazer a inscrição fuzileiro naval.
A prova consiste em responder questões de múltipla escolha, com 5 opções possíveis e apenas uma resposta correta. Você precisará responder, dentro de 3 horas, 25 questões de Português e 25 de Matemática, totalizando 50 questões. Serão reprovados os candidatos que obtiverem menos de 40% de acertos em pelo menos uma das matérias.
Caso discorde da nota atribuída, é possível entrar com recurso e pedir uma nova correção, em até 3 dias úteis após a divulgação do gabarito oficial.
Verificação de dados biográficos
Para ser um militar da Marinha, o candidato não pode ter ficha criminal e apresentar conduta compatível com o que se espera de um fuzileiro naval. Por isso, é realizada uma pesquisa da sua vida pregressa, em que a comissão avaliadora consulta os registros criminais das instituições policiais, a fim de averiguar possíveis delitos cometidos.
Será solicitado, em complemento à pesquisa, o preenchimento de um Questionário Biográfico Simplificado (QBO), a ser entregue e preenchido em local e data divulgados no edital.
Inspeção de saúde
A terceira etapa do concurso fuzileiro naval é a Inspeção de Saúde. Nessa fase, serão realizados diversos exames clínicos, em datas e horários determinados pela organização do concurso.
É realizada perícia médica completa, para confirmar se o candidato apresenta condições físicas compatíveis com o que é exigido para a carreira militar.
Além dos exames médicos previstos, poderão ser solicitados outros exames, a critério da Junta Médica responsável.
Exame Psicológico
A personalidade e o intelecto dos candidatos são avaliados nesta terceira etapa. Tem por finalidade selecionar os candidatos que apresentem os traços característicos ideais para a adaptação à vida militar-naval. São realizados testes psicológicos de reconhecida eficácia, e, se reprovado nessa etapa, é possível entrar com recurso solicitando revisão dos testes.
Teste Físico
A penúltima e decisiva etapa do processo seletivo para o concurso fuzileiro naval é o Teste de Aptidão Física. Na verdade, o teste é composto de 4 provas distintas:
- Natação – nadar 50 metros em até dois minutos, sem parar e sem utilizar o nado “cachorrinho”;
- Corrida – 3.200 metros em até 19 minutos;
- Flexão na Barra – mínimo de 3 repetições completas, em que os braços deverão esticar-se completamente e o queixo deverá ultrapassar a barra;
- Abdominais – 38 repetições em um minuto, na forma indicada no edital.
Verificação de documentos
Uma vez aprovado em todas as fases, você deverá apresentar a documentação que comprove sua situação civil e a escolaridade exigida para fazer a matrícula no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. Deverão ser apresentados:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Certificado de alistamento militar;
- Certificado ou diploma de ensino médio;
- Histórico escolar;
- Título de eleitor;
- Certidão de quitação eleitoral;
- CPF e comprovante de situação cadastral;
- Identidade;
- Carteira de trabalho, caso possua junto com o cartão do PIS/Pasep;
- Se filho ou dependente de militar ou funcionário civil da Marinha, cópia do contracheque
Inscrição concurso fuzileiro naval 2018
O dia da prova está chegando, e no Curso Maciel a preparação é mais forte. Garanta sua aprovação no concurso fuzileiro naval e tenha uma carreira estável em uma instituição sólida.
Uma alternativa para quem quer seguir a carreira militar na Marinha do Brasil é fazer o concurso para a EAM. Acesse já o artigo em que destacamos como foi o concurso 2018 para a Escola de Aprendizes Marinheiros. Até a próxima!