Concursos militares: torne-se um Fuzileiro Naval

[tcm id=”4″]Um dos concursos militares mais concorridos do Brasil é para o Corpo de Fuzileiros Navais. Os Fuzileiros, como são conhecidos, são uma força de ataque anfíbia, ou seja, podem ser acionados para atuar em terra, nos mares e até mesmo em cursos d’água.

Concursos Militares - Fuzileiro Naval

São eles os militares responsáveis por guarnecer as unidades terrestres da Marinha do Brasil, provendo guarda e segurança. Em treinamentos regulares, os Fuzileiros são preparados também para realizar Operações Anfíbias. Elas consistem em desembarque sobre praias em que o inimigo esteja oferecendo resistência.

Como se vê, são muitas as funções que cabem a um militar desta força. Por isso, pensando em você, que sonha em prestar concursos militares e fazer parte da Tropa de Elite do Brasil, preparamos este artigo. Você encontrará todas as informações necessárias à sua preparação para o concurso Fuzileiro Naval 2018.

Desejamos uma boa leitura e ótima sorte na jornada que se inicia. Adsumus!

Requisitos básicos para ser um Fuzileiro Naval

  • Ser brasileiro, do sexo masculino;
  • Ser voluntário;
  • Ter no mínimo 18 e no máximo 21 anos até 1º de janeiro do ano de matrícula no curso;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio ou curso equivalente reconhecido pelo MEC;
  • Ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m

O concurso é dividido nas seguintes etapas:

  1. Exame de escolaridade – provas de Português, Matemática e Redação;
  2. Verificação de dados biográficos;
  3. Verificação de documentos;
  4. Inspeção de saúde;
  5. Teste de suficiência física;
  6. Exame psicológico

Exame de escolaridade

O exame de escolaridade tem caráter eliminatório e classificatório. Será constituído de uma prova escrita, com duração de três (3) horas, composta de duas partes: Língua Portuguesa e Matemática. A prova é elaborada pelo Comando de Pessoal de Fuzileiros Navais e abrange matérias até o nono ano do ensino fundamental.

Teste de suficiência física

Natação

Nadar cinquenta (50) metros em até dois (2) minutos, sem parar, sem apoiar nas bordas, raia ou fundo da piscina ou qualquer outro tipo de ajuda. Deverá ser utilizado o nado livre, nos estilos Craw, Costa, Peito ou Borboleta. Não é permitida a prática conhecida como “nado cachorrinho”.

Corrida

Correr três mil e duzentos metros (3.200m) em até dezenove (19) minutos;

Flexão na barra

Executar três (3) repetições, que poderão ser feitas com as palmas das mãos voltadas para a frente (pronação) ou para trás (supinação). Serão contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo ultrapasse a barra.

Para alcançar a barra, o candidato poderá utilizar qualquer meio, todavia, o impulso não poderá ser empregado para a primeira flexão na barra.

Abdominal

Trinta e oito (38) repetições em um minuto, realizadas no solo, em decúbito dorsal, com as pernas dobradas, os joelhos unidos, os braços cruzados sobre o peito, com o auxílio de um companheiro, prestando apoio sobre os pés e joelhos. As repetições serão contadas entre o toque do dorso no solo e o toque dos antebraços nas coxas.

Quando aprovado

Aqueles que forem aprovados nos concursos militares para preenchimento de vagas nos cursos de formação de Fuzileiros Navais, serão matriculados como recrutas Fuzileiros Navais.

O curso tem duração de 17 semanas e será conduzido no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o CIAMPA, localizado no Rio de Janeiro. Também será realizado curso no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, em regime de internato e dedicação exclusiva até a data de formatura.

O curso

O curso terá início com o período de adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos ao máximo.

Será observado o respeito à hierarquia e disciplina, de forma que se verifique a adaptação à vida militar e de um Fuzileiro Naval.

Após o período de aprendizagem, o aluno será nomeado Fuzileiro Naval e será designado para servir nos Grupamentos, Batalhões, Navios e outras unidades da Marinha do Brasil.

Quer ser aprovado nos concursos militares?

Está preparado para o grande desafio? A hora é agora, faça já sua matrícula no Curso Maciel e garanta sua aprovação. Uma carreira de sucesso te aguarda!

Nosso telefone é (21) 2713-3326 e o endereço é Rua Maria Nazareth, 11, Centro, São Gonçalo – RJ.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn