Continuous Tenses, os tempos verbais contínuos

Por prof. Estêvão Prudêncio

Usamos os tempos verbais contínuos (continuous tenses) ao falar ou escrever sobre ações que se perpetuam ou continuam por um período de tempo. Os tempos verbais contínuos ou progressivos em Inglês podem sem divididos em 2 bases, past and present, apesar de acompanhar outras formas verbais como o: future, present perfect e past perfect. Mas deixaremos esses modos verbais para um próximo artigo. Vem comigo e não desista, é mais fácil do que você pensa.

Começando por um panorama estrutural, ambas as formas, possuem o verb “BE” como auxiliar, que só varia no tempo em que “ele” (to be) participa, ou seja, no passado. Como vimos anteriormente, o multifacetado verbo toma a forma de “was” e “were”. Como você já pode antecipar, no present, usamos am”, “is” e “are”. Let´s take a closer look at each of them (Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles):

Present Continuous tense

Uma maneira importante de usar o presente contínuo é se referir a ações ou situações que estão acontecendo agora. Essas ações / situações começaram e continuarão depois de agora, por isso pode ser usado para se refirir ao futuro. Contudo, essas ações são temporárias e espera-se que continuem por pouco tempo. Vejamos exemplos:

Xuxa is singing now.

Ney and Najila are watching Netflix at the moment.

I am studying French this year.

Perceba que nos 2 primeiros exemplos a ação está em progresso, essa é uma das definições dessa forma verbal, action in progress, por essa razão outro nome pra esse tempo verbal na lingua inglesa é: Present Progressive. Os complementos usados nesses exemplos são: now (agora) e at the moment (no momento), muito comuns no tempo em questão.

No terceiro exemplo o intervalo de tempo é maior, como você pode comprovar, estou estudando francês neste ano (this year). Um ano é um periodo mais longo que o agora, ficando claro que a ação de estudar não foi a única que aconteceu. Ou seja, não está em progresso, ela apenas é temporária, com duração de um ano. Temporary situation is just another definition as you can see (Situação temporária é apenas outra definição nesse modo verbal, como você pode ver).

Past Continuous tense

O passado contínuo ou progressivo indica ação contínua, algo que estava acontecendo em algum momento do passado. Enfatiza uma ação em progresso, ou ainda, uma situação temporária no passado. Podemos usar esse tempo para descrever o que estava em andamento em um momento específico na linha do tempo. Observe os exemplos:

Pelé was teaching Xuxa how to make money that year.

We were walking freely on the streets last year.

I was writing this article when Sasha called.

No último exemplo, fica óbvio minha proximidade com a família Meneghel (risos). Bricadeiras à parte, o que podemos ressaltar é o fato de outra forma verbal servir de referência para o passado. Quando Sasha ligou, uma ação em progresso foi interrompida, eu estava escrevendo. Já nos outros 2 exemplos, a situação foi temporária, como nos sugere o termo “that year”. Naquele ano, Péle estava ensinado Xuxa a ganhar dinheiro, como nós estávamos andando livremente pela rua ano passado.

Outra coisa pra levar em conta é a parte morfológica do gerúndio, mas trataremos sobre esse tópico em um artigo sobre afixos. De qualquer forma, adianto que há dois tipos de verbos que ajudam a diferenciar o modo contínuo do simples, os progressivos e os não progressivos. Escrevenrei sobre eles no próximo artigo. Até lá, never give up!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn