REQUISITOS BÁSICOS

I – Ser brasileiro, do sexo masculino;

II – Não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes – Marinheiros;

III – Ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade, referenciados até a data prevista no Edital;

IV – Ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio ou curso equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente, até a data prevista no Calendário de Eventos para verificação de documentos.

V – Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

ETAPAS DO CONCURSO

A) Prova Escrita Objetiva: Única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de nível médio de conhecimentos gerais Português, Matemática, Ciências e Inglês;

B) Eventos Complementares: De caráter eliminatório, constituído de:

I – Verificação de Dados Biográficos (VDB);

II – Inspeção de Saúde (TAF);

III – Avaliação Psicológica (AP);

IV – Teste de Aptidão Física (TAF);

V – Verificação de Documentos (VD);

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA



O TAF tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para carreira da MB e será realizado de acordo com os subitens abaixo, no período previsto no Calendário de Eventos do anexo documentos.

NATAÇÃO

Nadar percurso de 50 (cinquenta) metros no tempo máximo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, levando em consideração as observações abaixo descritas:
I) A saída poderá ser feita de fora da piscina (borda ou bloco de partida) ou de dentro da piscina, a critério do candidato;
II) Quando a piscina possuir menos de 50 metros de comprimento, não será permitido o contato com a borda oposta, por período de tempo superior a 3 (três) segundos, por ocasião da virada;
e
III)O candidato deverá utilizar apenas os recursos inerentes ao seu próprio corpo, não sendo permitido nenhum apoio no fundo, na borda lateral ou raiamento da piscina.

CORRIDA

Correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 14 (quatorze) minutos e 30 (trinta) segundos. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou qualquer percurso plano previamente demarcado.

APROVADO E SELECIONADO

Quando aprovado e selecionado em todos os processos do Concurso e classificado dentro do número de vagas previstas no edital, o candidato é direcionado de acordo com a sua nota e escolha, para uma das 04 (quatro) escolas de Aprendizes – Marinheiros. Entre elas são:

EAM CEARÁ

EAM PERNAMBUCO

EAM ESPIRITO SANTO

EAM SANTA CATARINA

DURANTE O CURSO

Durante o curso o aluno é submetido a diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras sobre carreiras e benefícios, farão provas e exames que a reprovação implicará desligamento e terão uma rotina de atividades intensas, nas quais serão exigidos com rigor, sendo observado o respeito à disciplina e à hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar.

CONCLUSÃO

 

Após a formatura, os alunos são nomeados ‘Marinheiros’ e ingressam no Quadro de Praças da Armada, podendo assim guarnecer os navios da Marinha do Brasil e também “OM’s” de terra.

FALTAM:

próxima prova: ABRIL DE 2020

Dias
Horas
Minutos