cursos faetec são gonçalo

Cursos Faetec RJ 2015 – Informações sobre Inscrições

Inscrição nos Cursos da Faetec/RJ
Dicas e Informações

faetec rj
A Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec é uma Rede que atende cerca de 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino que oferecem formação profissional e inscrição em cursos técnicos gratuitos. Na região dos municípios de São Gonçalo e Niterói, a rede funciona nas instalações da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no bairro do barreto. O Henrique Lage é tido como uma das melhores escolas do estado do Rio de Janeiro

Como estudar na Faetec

Processo Seletivo

Apesar de ser uma escola pública, o ingresso na Faetec não é feito do modo tradicional, nem utiliza o Site do Matrícula Fácil do Governo do Estado. Os novos alunos ingressam no colégio através de um processo seletivo que pode ser um concurso, ou sorteio público.

Atualização 01/11/2015 Inscrições abertas para a FAETEC 2016-1. Clique aqui

Cursos Profissionalizantes – Sorteio Público

Os cursos profissionalizantes preparam o profissional para uma determinada ocupação no mercado de trabalho e contempla a formação do conjunto das competências necessárias para que o aluno possa exercer a função. Estes cursos oferecem um certificado, que contempla um título profissional com equivalência à legislação trabalhista, reconhecido pelo mercado de trabalho.
O ingresso nestes cursos se dá por meio de um sorteio público, para se inscrever, os interessados devem acompanhar as datas de inscrição no site da Faetec www.faetec.rj.gov.br ou na Página da Faetec no Facebook. 

Cursos Técnicos – concurso Público

Diferentemente do que ocorre com os cursos profissionalizantes, para os cursos técnicos de nível médio não há sorteio, a seleção de novos alunos é feita através de um concurso público.
O concurso público de admissão de novos alunos da Faetec RJ é realizado através de uma prova objetiva classificatória e eliminatória composta por 24 questões de Matemática e 24 de Língua Portuguesa. Os cursos técnicos da Faetec Rj são oferecidos nas modalidades de Ensino Médio Técnico Integrado, Ensino Técnico com Concomitância Externa, e Ensino Técnico Subsequente.

Educação Infantil e Ensino Fundamental

A Faetec Rj também recebe crianças da Educação Infantil (Jardim de Infância) e Ensino Fundamental. Para estas faixas escolares, não há provas, o ingresso também ocorre por sorteio. Os responsáveis interessados em inscrever seus filhos para concorrer a uma das vagas devem acompanhar as datas de inscrição no site da Faetec www.faetec.rj.gov.br ou na Página da Faetec no FacebookO Colégio Henrique Lage também oferece vagas para crianças a partir do 2º segmento do Ensino Fundamental (5ª série em diante).

PROEJA, EJA e EMEJA

Para aqueles que se encontram parados ou atrasados nos estudos, a Faetec oferece boas oportunidades, também por sorteio público. Através do PROEJA e do EMEJA, aqueles que pararam os estudos no 9º ano (antiga 8ª série) têm a oportunidade de concluir os estudos. No entanto, o PROEJA da Faetec RJ é bem diferente dos demais supletivos da rede estadual de ensino, pois nesta modalidade de ensino, os maiores de 18 anos poderão concluir seu ensino médio integrado a um curso técnico com duração de 3 anos.
Por outro lado o EMEJA e o EJA são supletivos convencionais. O EMEJA para os alunos que já concluíram o 9º ano (8ª série), e o EJA para quem terminou apenas o 5º ano (4ª série).

Limite de idade e escolaridade

Os cursos gratuitos da Faetec 2015 tem limites de idade estabelecidos com base na escolaridade do aluno e na série e modalidade de ensino por ele pretendidas. Para os cursos técnicos de Ensino Médio, não há limite de idade, já para o PROEJA e EMEJA a idade mínima é de 18 anos, e para o EJA o aluno deverá ter no mínimo 15 anos.

Onde fazer a inscrição para a prova da Faetec RJ 2015

Apesar das inscrições estarem previstas para o segundo semestre de 2015, não há ainda uma data definida para as inscrições para a prova da Faetec, o jeito é mesmo esperar o edital 2015 sair. Em 2014 a banca do escolhida para organizar a prova e o sorteio público para o processo seletivo de novos alunos foi a Fundação Dom Cintra, que em seu site realizava também as inscrições. Para quem não possuía acesso à internet, em 2014, foi permitido aos candidatos efetuarem a inscrição para a prova e para o sorteio presencialmente nas próprias unidades do rede Faetec espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.
Enquanto isso, além de estudar antecipadamente para o concurso, você pode acompanhar as notícias sobre este e outros concursos curtindo a nossa Fan page no Facebook.

Taxa de Inscrição

Para os cursos profissionalizantes gratuitos, PROEJA, EJA, EMEJA, e demais modalidades de ensino cuja a seleção de novos alunos seja por sorteio, a inscrição é gratuita.
Já para as modalidades que exigem prova, como o Ensino Médio Técnico, há uma taxa de inscrição a ser paga que varia conforme a série/modalidade de ensino desejado pelo candidato. Em 2014 o valor da taxa de inscrição para os candidatos ao 1º ano do Ensino Médio foi de R$ 35,00. Os valores precisos estarão definidos no edital de 2015.

prova faetec 2015inscrição faetecIsenção da Taxa de Inscrição

É possível conseguir isenção da taxa de inscrição, para isto, o candidato deverá preencher no ato da inscrição o formulário de isenção, disponibilizado, normalmente no próprio site da banca organizadora e enviá-lo por correio junto com a documentação comprobatória. Podem solicitar a isenção os candidatos que comprovem por meio de documentação a renda mensal familiar média igual ou inferior a R$ 1.017,00 (hum mil e dezessete reais), obtida a partir do somatório da renda bruta mensal familiar dos residentes no mesmo endereço do candidato.
O pedido de isenção só pode ser feito na 1ª semana das inscrições, portanto fique atento.

Atenção às Cotas da Faetec

Na hora de fazer a inscrição no site da Faetec o candidato deve ficar ligado, pois para algumas séries/modalidades de ensino há reservas de vagas para alunos portadores de de deficiência e para os alunos comprovadamente carentes, e dentro desta reserva ainda há subdivisões com base base na etnia (pretos, pardos, e índios – PPI) e para alunos oriundos da rede pública.
Caso o candidato opte por concorrer em uma das modalidades de cota, deverá imprimir e preencher a ficha de pré-inscrição no sistema de cotas e encaminhar,  por correio, a documentação comprobatória conforme solicitado no respectivo edital.

Estudando para o concurso

É importante que o candidato inicie sua preparação com antecedência, tomando por base as matérias previstas no edital do último concurso, pois deverão ser as mesmas do próximo. É possível se preparar também através da resolução de questões de provas anteriores. Você você pode encontrar as provas antigas dos concursos anteriores em PDF é no aqui mesmo no site do Curso Preparatório Maciel, no link provas anteriores.
Mas o ideal é que o candidato busque auxílio de profissionais especializados em preparação para concursos públicos.
Neste sentido o Curso Maciel conta com 13 anos no mercado, aprovando alunos para as principais Escolas Técnicas de Nível Fundamental e Médio.

Estude Conosco!

Localizado bem no centro de São Gonçalo, o Curso Maciel conta com professores especializados em preparação para concursos públicos. Nosso material didático é próprio e elaborado individualmente para cada concurso. Nossas salas de aulas são climatizadas, possuem iluminação adequada e cadeiras acolchoadas. Tudo desenvolvido especialmente para ajudar você a conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos.0
Cursos Preparatórios para Concursos, com qualidade e preço bem no centro de São Gonçalo.

Temos turmas específicas voltadas para as áreas civis e militares, e também para alunos do 6° e 9º anos do Ensino Fundamental que desejam ingressar nas principais escolas técnicas federais e estaduais do Rio de Janeiro:

  • Colégio Pedro II,
  • Colégio Militar,
  • Faetec,
  • NATA,
  • NAVE,
  • IFRJ,
  • Colégio de Aplicação da UFRJ,
  • Entre outros.
Divulgue aos amigos:
 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn