Colégio Pedro II – Inscrições e Edital para 2016

Saiu a data da Inscrição para a prova do Colégio Pedro II 2016 – Edital Liberado

inscricoes processo seletivo colégio pedro ii 2016Colégio Pedro II 2016 inscrições e Edital 6º ano Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Liberados

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos alunos para 2016 do Colégio Pedro II. Os interessados em fazer o concurso podem se inscrever pelo site www.acessopublico.org.br, no período do dia 28/09/15 a 19/10/15.

(Atualização 03/11/15) Nova data da prova do Colégio Pedro II será em dezembro. Clique para saber mais.

Sobre o Colégio Pedro II

O concurso do Colégio Pedro II 2016 é a porta de entrada para esta instituição que é considerada a melhor Escola Pública de Ensino Médio de Niterói e adjacências, e uma das melhores do estado. O Colégio Pedro II é referência de qualidade e inovação em Ensino. A instituição conta com 14 campi, sendo 12 no município do Rio de Janeiro, um em Niterói e um em Duque de Caxias, e uma unidade de educação infantil.

preparatorio para a prova do colegio pedro ii

Como estudar no Pedro II

Processo Seletivo

Apesar de ser uma escola pública, o ingresso no Colégio Pedro II não é feito do modo tradicional, nem utiliza o Site do Matrícula Fácil do Governo do Estado. Os novos alunos ingressam no colégio através de um processo seletivo que pode ser um concurso, ou sorteio público.

Sorteio Público

Para os alunos que desejam concorrer às vagas de Educação Infantil e às vagas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o ingresso se dá por meio de um sorteio. Para participar, os responsáveis legais do aluno devem verificar se a criança está dentro dos limites de idade previstos nos editais de cada grupamento. Confira a seguir os editais de 2014 para a educação infantil do Grupamento I e do Grupamento II, e também os editais de Ensino Fundamental para o 1º ano e para o 2º Ano.

Concurso Público

O concurso público para a admissão de novos alunos é composto por uma prova objetiva e uma redação. A quantidade de questões e o conteúdo abordado varia de acordo com a série/modalidade escolhida.

concurso pedro ii 2016

Limite de idade e escolaridade

O Concurso do Colégio Pedro II 2016 tem limites de idade estabelecidos com base na escolaridade do aluno e na série e modalidade de ensino por ele pretendidas.
Para facilitar a visualização dos requisitos, desenvolvemos a tabela abaixo, usando como base o edital de 2014/2015, mantivemos a quantidade de vagas ofertadas, para servir como base de consulta, pois a quantidade de vagas do próximo concurso podem ser alteradas tanto em quantidade como em disponibilidade por Campus. Já nos critérios relativos à data de nascimento e escolaridade fizemos as adaptações necessárias para o Concurso Pedro II 2016.

inscrocoes pedro ii ensino medio fundamental
Clique na Imagem para ampliar. Os parâmetros acima foram feitos com base no edital do Processo Seletivo de 2014. Portanto estão sujeitos a mudanças quando ocorrer o lançamento do Edital Pedro II 2016

Inscrição e Prova do Pedro II 2016

Usualmente as inscrições para o Concurso do Colégio Pedro II ocorrem nos meses de outubro, com as provas sendo entre os meses de novembro e dezembro, no entanto, conforme nota divulgada no site do colégio, as provas do Pedro II para o ano de 2016 ocorrerão no dia 29/11/15, mas as datas de abertura do edital e da inscrição no processo seletivo ainda não foram definidas.

Onde fazer a inscrição do Colégio Pedro II 2016

Apesar das inscrições estarem previstas para abrir entre os meses de setembro e outubro, não há ainda um site definido para fazer as inscrições para a prova do Colégio Pedro II, o jeito é mesmo esperar o edital sair. Em 2014 a banca do escolhida para organizar a prova e o sorteio público para o processo seletivo de novos alunos foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECANque em seu site realizava também as inscrições. Para quem não possuía acesso à internet, foi permitido aos candidatos efetuarem a inscrição para a prova e para o sorteio presencialmente nas próprias unidades do Colégio Pedro II espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.
Enquanto isso, além de estudar antecipadamente para o concurso,
 você pode acompanhar as notícias sobre este e outros concursos curtindo a nossa Fan page no Facebook.

Taxa de Inscrição

Para participar do processo seletivo de novos alunos do Pedro II para o ano letivo de 2016, há uma taxa de inscrição a ser paga que varia conforme a série/modalidade de ensino desejado pelo candidato. Em 2014 o valor da taxa de inscrição para os candidatos ao 1º ano do Ensino Médio foi de R$ 50,00. Os valores precisos estarão definidos no edital de 2015.

Isenção da Taxa de Inscrição Pedro II 2016

É possível conseguir isenção da taxa de inscrição, para isto, o candidato deverá preencher no ato da inscrição o formulário de isenção, disponibilizado, normalmente no próprio site da banca organizadora. Pode solicitar a isenção o candidatos inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e que forem membro de família de baixa renda, assim compreendida aquela que possua renda per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos.

O pedido de isenção só pode ser feito na 1ª semana das inscrições, portanto fique atento.

Atenção às Cotas do Pedro II para 2016

No Concurso Pedro II 2016, o candidato deve ficar ligado na hora de preencher a ficha de inscrição pelo site. Para algumas séries/modalidades de ensino há reservas de vagas para alunos oriundos da rede pública, e dentro desta reserva ainda há subdivisões com base no rendimento familiar per-capta, e com base base na etnia (pretos, pardos, e índios – PPI).
Caso o candidato opte por concorrer em uma das modalidades de cota, tem de estar ciente de que em caso de aprovação e classificação dentro do número de vagas reservadas, deverá, no ato da matrícula, apresentar todas as documentações comprobatórias, sob pena de ser eliminado do concurso caso não se enquadre nos quesitos pré-estabelecidos no edital para cada modalidade cotista.

Estudando para o concurso

É importante que o candidato inicie sua preparação com antecedência, tomando por base as matérias previstas no edital do último concurso, pois deverão ser as mesmas do próximo. É possível se preparar também através da resolução de questões de provas anteriores. O lugar onde você pode encontrar as provas antigas dos concursos anteriores em PDF é no próprio Site do Pedro II.
Mas o ideal é que o candidato busque auxílio de profissionais especializados em preparação para concursos públicos.
Neste sentido o Curso Maciel conta com 13 anos no mercado, aprovando alunos para as principais Escolas Técnicas de Nível Fundamental e Médio.

Estude Conosco!

Localizado bem no centro de São Gonçalo, o Curso Maciel conta com professores especializados em preparação para concursos públicos. Nosso material didático é próprio e elaborado individualmente para cada concurso. Nossas salas de aulas são climatizadas, possuem iluminação adequada e cadeiras acolchoadas. Tudo desenvolvido especialmente para ajudar seu filho à conquistar a vaga no colégio dos seus sonhos.

Temos turmas específicas voltadas para as áreas civis e militares, e também para alunos do 6° e 9º anos do Ensino Fundamental que desejam ingressar nas principais escolas técnicas federais e estaduais do Rio de Janeiro:

  • Colégio Pedro II,
  • Colégio Militar,
  • Faetec,
  • NATA,
  • NAVE,
  • IFRJ,
  • Colégio de Aplicação da UFRJ,
  • Entre outros.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn