melhor escola pública do rio

Quais são as melhores Escolas Públicas do Rio de Janeiro

A melhor Escola Pública do Rio de Janeiro

Quer saber qual a melhor Escola Pública do Rio de Janeiro? O Curso Preparatório Maciel reservou uma lista com algumas das melhores escolas públicas de Ensino Médio escolhidas com base em seus desempenhos nas últimas edições do ENEM, e pelos resultados obtidos no IDEB.


banner aprendiz de marinheiro

Conheça algumas das melhores Escolas Públicas do Rio de Janeiro

Colégio de Aplicação da UFRJ

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma instituição de referência nacional na Educação Básica. O CAp tem atingido resultados progressivos no IDEB, e projeta metas ainda maiores para os próximos anos. Sua educação é diferenciada, e já inclui em sua grade desde os primeiros anos as disciplinas Música e Artes Cênicas.
O CAp-UFRJ tem se destacado sistematicamente nos resultados do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ENEM de 2013 ficou em 1º lugar entre as Escolas Públicas do Rio de Janeiro. Na edição de 2008, o colégio obteve o 1º. lugar entre as escolas públicas do Rio de Janeiro com média 75,25. No ano anterior, em 2007, figurou no 1º. lugar entre as escolas públicas do Brasil e no 7º. lugar no ranking geral com a média 79,63. [Fonte]

Colégio Pedro II

O Colégio Pedro II é uma das mais tradicionais e antigas instituições públicas de ensino do Brasil. O CP2 possui 14 unidades de no Estado do Rio de Janeiro, inclusive no bairro do Barreto em Niterói. Atualmente o Colégio Pedro Segundo oferece aliada ao Ensino Médio Formação Técnica em Meio Ambiente, Administração, Suporte em Informática, Comércio, e também na Área de Música. 
A instituição, além de ser referência em educação, é também campeã em inovação, pois é a unica escola pública do Rio de Janeiro que oferece gratuitamente aos seus alunos Cobertura de Seguro Pessoal contra acidentes.
O colégio recebeu em 2010 o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, dado pela Microsoft em reconhecimento aos melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas.
Neste ano de 2015, a escola lançou um projeto pioneiro que utiliza jogos eletrônicos como Minecraft e GTA como ferramentas educacionais.

Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos – NATA

Localizado no bairro do Colubandê em São Gonçalo, O NATA funciona nas instalações do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz. Nele os alunos têm acesso ao Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, isto é, disciplinas da grade curricular do núcleo comum em diálogo com as disciplinas de caráter técnico-profissional. O projeto desenvolve e incentiva atividades como monitoria, estágio interno e externo, e atividades de iniciação científica, bem como estimula a participação dos alunos em feiras e congressos das áreas pertinentes aos cursos.

Núcleo Avançado em Educação – NAVE

O Núcleo Avançado em Educação é uma Escola Pública criada em parceria entre o Governo do Estado e Iniciativa Privada onde os alunos têm a oportunidade de realizar seu Ensino Médio Técnico em um dos 3 cursos disponibilizados pela instituição, são eles os cursos de Programação de Jogos, Roteiros, e Mídias Digitais. Todos os cursos têm duração de 3 anos. As aulas são ministradas no prédio do Colégio Estadual José Leite Lopes. A formação técnico-profissional da escola é reconhecida internacionalmente.

banner FN

Escola Técnica Estadual Henrique Lage

O Colégio Henrique Lage é uma das mais de 130 instituições pertencentes à rede FAETEC. Como escola estadual que é, o Henrique Lage oferece cursos técnicos de nível médio gratuitos. A FAETEC oferece inclusive a possibilidade de o aluno cursar o seu Ensino Médio em uma escola externa e fazer apenas a parte técnica dentro da instituição.

IFRJ

Com unidades em todo o Estado do rio de Janeiro, inclusive no interior, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro tem a visão de se consolidar como instituição de referência em educação profissional, científica e tecnológica, integrando as ações de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na disseminação da cultura inovadora e em consonância com as demandas da sociedade. O IFRJ oferece 22 cursos de Ensino Médio-Técnico, com destaque para os de Técnico em Química e Técnico em Segurança do Trabalho na Unidade São Gonçalo.

Colégio Militar do Rio de Janeiro – CMERJ

Ingressar num Colégio Militar é a primeira vitória de um jovem estudioso. Concluir o curso é demonstrar capacidade intelectual e noção do dever. Além do nível educacional, o Colégio Militar do Rio de Janeiro destaca-se pela disciplina imposta aos alunos. Há também diversas atividades extras para os educandos, hipismo, esgrima, xadrez, música e outras. Há uma graduação entre os alunos nos diversos graus da hierarquia escolar, isto constitui recompensa pela aplicação aos estudos e pelo comportamento escolar exemplar, tornando-se estímulo à sua formação integral e à escolha pela carreira militar. Os graus da hierarquia escolar definem-se entre o posto de coronel-aluno e a graduação de cabo-aluno.

Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – CPM/ERJ

O CPM/ERJ é uma tradicional escola da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que assim como o CMERJ, não forma militares, porém oferece aos alunos uma educação diferenciada, disciplina e valores que vão além da formação acadêmica, atingindo o cerne da cidadania. Localizado no bairro do Fonseca, em Niterói, o Colégio oferece vagas para alunos ingressantes ao Ensino Fundamental e Médio para o Ensino Integral.

Colégio Brigadeiro Newton Braga

O Colégio Brigadeiro Newton Braga é uma escola administrada pela Força Aérea Brasileira, e assim como o Colégio Militar do Rio de Janeiro, não forma militares, mas oferta aos alunos um alto nível educacional que os possibilita encarar com mais facilidade exames de vestibular como o ENEM e concursos públicos civis e militares.
O Colégio Brigadeiro Newton Braga, atualmente com cerca de 1500 alunos, é reconhecido e respeitado por sua excelência e tradição de ensino. Com um passado de lutas e grandes conquistas, esta Instituição, representada por profissionais qualificados, sempre inspirou confiança à sociedade, ao garantir um educação voltada para a vida.

banner sargento do exercito 2020

CEFET CELSO SUCKOW DA FONSECA

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) é uma instituição federal, vinculada ao Ministério da Educação, que se dispõe a oferecer cursos nos níveis médio, profissionalizante (técnico), superior (graduação e pós-graduação).
Além da formação técnica e profissional, o CEFET procura auxiliar no crescimento pessoal e cívico de seus alunos, ministrando palestras e seminários,a lém de desenvolver diversas ações sociais. Inclusive, no sentido da formação holística de seus jovens, a instituição desenvolveu uma web tv chamada TV CEFET com aulas e palestras on-line abertas ao público.

Faltou aqui a sua Escola? Conte pra gente nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn