escola filho estudar

Melhor escola para o seu filho

escola matricular filho

AS MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS PARA MATRICULAR SEU FILHO

Há ótimas oportunidades para seu filho começar o ensino médio ou o 6° ano do ensino fundamental, que vão além de escolas particulares.

Em se tratando do futuro dos nossos filhos, nosso país está cheio de escolas públicas técnicas de qualidade, então dizer que o status da educação do Brasil não é de primeira linha ou que você não pode matricular seu filho em uma escola particular renomada não é desculpa para seu filho deixar de estudar em um lugar melhor.

As opções vão desde escolas militares, federais, estaduais, etc. Elas oferecem formação gratuita, voltada para o mercado de trabalho, e, além disso, têm professores especializados e bolsas de estudo. Nessas escolas técnicas o seu filho vai poder concluir o Ensino Médio integrado a um curso técnico e sair com formação pronta para o mercado de trabalho!

 

Tá, mas quais as opções de escolas públicas?

São muitas as opções, mas vamos listar algumas aqui para você.

Colégio Pedro II: integra a rede federal e é considerado um dos melhores do país. Oferece cursos técnicos como: Técnico em Informática, Técnico em Instrumento Musical e Técnico em Meio Ambiente. No âmbito do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) oferece mais cursos.

 

FAETEC (Fundação de apoio à escola técnica): a FAETEC está em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, apostando no potencial econômico dos municípios fluminenses. Ao todo, 51 cidades contam com a presença da Fundação através de oportunidades em diversos segmentos de ensino. Quem deseja fazer o Ensino Médio Técnico em carreiras como: Eletrônica, Eletrotécnica, Máquinas Navais, Edificações e Construção Naval, a FAETEC é uma das melhores opções.

Para mais informações dos cursos oferecidos por região verifique no site da faetec.

Colégio Militar do RJ: Foi o primeiro Colégio Militar criado no País. O Colégio é uma unidade do Exército Brasileiro. Com bastante disciplina, o colégio oferece diversas atividades extras para o educando: hipismo, esgrima, xadrez, música e outras.

Eis um pedaço da proposta pedagógica do colégio:Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado (…).”

Você pode verificar uma lista das dez melhores escolas públicas do RJ no nosso site.

 

Mas qual o diferencial que esses cursos técnicos oferecem para meu filho estudar?

 Os cursos técnicos de nível médio podem proporcionar ao seu filho bons salários e, com isso, consolidar a vida profissional sem a necessidade de uma graduação.

Já se o seu filho pretender fazer uma faculdade depois, o conhecimento adquirido na prática prepara melhor o aluno para ingresso na universidade. Quando se tem um curso técnico e vai fazer graduação na mesma área, tem muito mais facilidade para alcançar os futuros conhecimentos.

Com o Ensino Médio aliado ao curso técnico, o estudante tem mais facilidade para conseguir um estágio e, muitas vezes, é contratado antes mesmo da aquisição do diploma.

Segundo uma reportagem desse mês do G1, o portal de notícias da Globo, um estudante conta que “as aulas práticas em laboratórios durante o curso técnico serviram de base para assimilar melhor o conteúdo que vem sendo trabalhado na faculdade”.

Como matricular meu filho numa escola técnica dessas?

Se o seu filho está cursando o 5º ano do ensino fundamental ou o 9º, ele pode sim começar em uma dessas escolas. Se ele está no 5º, ele prestará uma prova para entrar no 6º ano, se ele estiver no 9°, ele vai prestar uma prova para entrar no 1º ano de ensino médio.

Lembre-se, há uma boa concorrência para entrar em uma escola técnica publica, e seu filho vai precisar estudar, pois é necessário ser aprovado em um exame, geralmente acompanhado de redação.

O ideal, é que ele possa estudar acompanhado de especialistas nesse tipo de concurso.

Para entender a diferença…

Existem várias modalidades de ensino técnico. Basicamente, são três tipos:

a)Ensino técnico com concomitância Interna

Se tanto o ensino médio quanto o técnico forem realizados na mesma escola, o nome dado é concomitância interna.

b)Ensino técnico com concomitância Externa

Caso o estudante realize os cursos em escolas diferentes, é concomitância externa. Então, você, por exemplo, pode cursar o Ensino Médio Normal numa escola comum, e só o técnico naquela instituição. Mas nem todas as escolas que oferecem curso técnico aceitam essa modalidade.

c)Educação Técnico de ensino técnico subsequente

Para a educação profissional de curso técnico subseqüente ao ensino médio, o aluno aprovado no processo seletivo e portador do certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, pode iniciar o curso de nível técnico pretendido.

 

Estude Conosco

O Curso Preparatório Maciel está no mercado há 12 anos aprovando candidatos para essas escolas. Nossos professores são extremamente capacitados, assim, nossos alunos obtêm um ótimo desempenho e resultado.

Nosso ambiente foi feito e planejado para criar as melhores condições de estudo, possibilitando que o seu filho concentre seus esforços apenas no aprendizado, a fim de conquistar a vaga na carreira dos seus sonhos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn