mulher entrar exercito

Qual a altura mínima para entrar no Exército?

[tcm id=”2″]Recentemente, foram veiculadas nos principais portais de notícias decisões judiciais orientando sobre qual a altura mínima para entrar no Exército. Da mesma forma, portadores de HIV também teriam direito a prestar concurso e, se aprovados, poderiam seguir a carreira militar normalmente.

Se em relação aos soropositivos não há novidades, ou seja, continuam impedidos de ingressar nas forças armadas, no Exército as alturas mínimas também permanecem: para homens, 1,60m e para mulheres 1,55m.

Mas afinal, por que se exige altura mínima? Qual a altura mínima para entrar no Exército, se uma pessoa de baixa estatura pode levar uma vida normal?

Qual a altura mínima para entrar no Exército e por que ela é cobrada?

Qual a altura mínima para entrar no Exército

Se de um lado, o STF, em recente decisão favorável à exigência de altura mínima, alega que uma estatura adequada é importante para impor respeito, por outro os comandantes militares justificam de uma outra forma, mais razoável, inclusive.

De acordo com o Departamento de Educação e Cultura do Exército, uma estatura apropriada é exigência justamente pela natureza das atividades militares, que tornam o bom condicionamento físico um atributo indispensável para o bom desempenho das funções na caserna.

Portanto, entende-se que homens abaixo de 1,60m e mulheres com menos de 1,55m de altura podem ter em suas baixas estaturas um sério empecilho para o pleno exercício de manobras, uso de armamento pesado, ou mesmo para acompanhar os longos deslocamentos a pé, comuns em tropas terrestres.

Sabendo portanto qual a altura mínima para entrar no Exército e confirmada sua adequação, é hora de se preparar. O ideal é começar o quanto antes as rotinas de estudos e preparação para os testes físicos.

Outros requisitos exigidos para ingresso

Além da altura mínima, para oficiais, só é permitido o ingresso de brasileiros natos, e para praças de brasileiros também naturalizados.

Para candidatos a sargento do Exército em 2017, podem se inscrever os que nasceram entre 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 2001. A escolaridade exigida é o Ensino Médio completo, ou cursando o terceiro ano.

Se você ainda não fez sua inscrição, corra que dá tempo, elas prosseguem até o dia 12/06. Acesse o site da EsSA e garanta sua participação!

Garanta a aprovação com a melhor preparação

O Curso Maciel é o curso preparatório em São Gonçalo que mais aprova para a prova de Sargento do Exército. Se você sonha em fazer parte das Forças Armadas, faça contato agora mesmo e garanta um futuro brilhante!

Para saber mais sobre o Curso Maciel e suas turmas para o concurso para a EsSA, acesse:

Sargento

Nosso telefone é (21) 2713-3326

Whatsapp: (21) 98259-2457

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn