Nem todas têm o que é preciso para ser uma policial feminina, mas, como tudo na vida, com preparo e dedicação, a carreira na PMERJ é possível para quem realmente quer.
Sempre digo isso para os meus alunos, principalmente os que têm dúvidas sobre suas próprias capacidades. Quando o empenho é máximo, o resultado é sempre a vitória.
Também digo isso porque, na PMERJ, os desafios são ainda mais intensos, em razão dos riscos inerentes à profissão.
Por isso, a policial militar feminina (mais conhecida como “Fem”), precisa ter um algo a mais se quiser ingressar na corporação e, acima de tudo, avançar na carreira.
O que é preciso para ser uma policial feminina?
Como em toda carreira militar, para ser admitida na PMERJ, a candidata precisará cumprir algumas exigências e se enquadrar no fenótipo previsto no edital. De acordo com o último deles, para soldado feminino os requisitos são:
- Ter idade entre 18 e 32 anos no ato da inscrição;
- Carteira Nacional de Habilitação categoria B ou superior;
- Estatura mínima de 1,60m.
Não menos importante, além de atender aos requisitos formais, a Fem precisará apresentar certos atributos pessoais e aptidão para a carreira como policial.
Coragem e determinação, por exemplo, são indispensáveis, tendo em vista que você será acionada o tempo todo para operações nas ruas ou mesmo em áreas conflagradas.
Disciplina, espírito de equipe e lealdade também são atributos fundamentais, já que, na PMERJ, cada um cuida de si e, ao mesmo tempo, do companheiro de farda.
Qual é o salário de um PM no RJ?
De acordo com o site Glassdoor, o salário médio de um soldado da PMERJ é de R$ R$ 3.612 mensais.
Esse valor pode ser ainda maior, dependendo das gratificações que a Fem venha a receber e eventuais comissões por destacamentos em serviços extras.
Quando vai abrir concurso para Polícia Militar RJ?
Depois de um longo período de quase 8 anos sem concurso para soldado da PMERJ, o governo finalmente confirmou para 2022 um novo certame.
Ainda não há datas confirmadas, mas tudo leva a crer que os exames serão realizados depois de outubro, assim que o período eleitoral se encerrar.
Portanto, ainda há tempo para dar início aos estudos e aumentar suas chances de aprovação.
Quais as regras e condições para ser promovida?
Desde que abriu as portas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para as mulheres, em 1982, a PMERJ garante a isonomia em relação às promoções.
Ou seja, mulheres e homens podem seguir na carreira como policial sob igualdade de condições, sendo promovidos de acordo com os mesmos critérios.
Para ir à cabo, por exemplo, o interstício é de 10 anos, com mais 10 para ir a terceiro sargento.
Agora que você sabe o que é preciso para ser uma policial feminina, está na hora de tomar a decisão que faz toda a diferença: começar a se preparar.
Conte com o Curso Maciel na sua jornada. Em breve, teremos novas turmas para a polícia militar. Fique ligada nos próximos conteúdos aqui no blog!