Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Sargento do Exército: a ESA é até quantos anos de idade?

Não existe pergunta boba, bobo é não perguntar. Por isso, acho curioso quando recebo um aluno constrangido perguntando “a prova da ESA é até quantos anos, professor?”

Claro que, como sempre, além de responder de forma objetiva, procuro orientar o candidato em relação a outras questões. 

Afinal, se ele tem dúvidas sobre um aspecto elementar que é o limite de idade, é certo que ele ainda precisa se informar melhor sobre o concurso como um todo.

Parto sempre do princípio de que, ingressar no Exército não é a parte mais difícil. O desafio mesmo é seguir carreira quando não se sabe bem que obstáculos terão que ser superados.

A ESA é ate quantos anos?

O limite de idade para ser admitido na Escola de Sargento das Armas (ESA) é de 17 a 24 anos completos até o mês de dezembro do ano de incorporação. Então, se você fizer a prova em 2023 para começar o curso em 2024, não poderá completar 25 até dezembro de 2024 e não poderá ter menos que 17 até esse mês.

Isso sem contar a exigência do Ensino Médio, que deve estar completo ou, no mínimo, cursando o último ano antes da data de incorporação.

Está estudando para a ESA? Saiba quais os assuntos que mais caem!

A ESA aumenta limite de idade?

Eu e minha equipe preparamos alunos para o concurso da ESA há mais de 20 anos e, honestamente, não lembro de nenhuma alteração significativa no limite de idade.

Porém, ter ultrapassado os 25 anos não inviabiliza de forma alguma o ingresso em uma carreira militar. Aliás, a própria ESA admite candidatos acima desse limite, como é o caso dos quadros de saúde e música, cuja faixa etária é de 17 a 26 anos.

Outra possibilidade para quem já passou da idade para ser sargento do Exército é o concurso para sargento músico fuzileiro naval, cujo limite de idade fica entre 18 e 25 anos.

Uma terceira alternativa é o concurso para a polícia militar, que deverá em breve anunciar um novo edital com limite de idade de até 32 anos.

O que mais preciso saber sobre a ESA?

A ESA é uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, na qual os sargentos formados são graduados na modalidade tecnólogo de ensino superior.

Isso mesmo, além de uma carreira estável e bem remunerada, você ainda sai do curso com um diploma de nível superior, o que é sempre bom para o currículo.

O curso de formação é realizado em duas etapas. Na primeira, conhecida como período básico, são lecionadas disciplinas comuns a todas as armas, servindo assim como preparação para a segunda fase, que também dura 44 semanas.

É nesta etapa que você será apresentado à especialidade escolhida no momento da inscrição, podendo continuar na unidade de Três Corações ou ser movimentado para outras unidades de ensino do Exército. 

Agora que você está bem informado, lembre-se deste conteúdo se algum amigo perguntar para você “a ESA é até quantos anos?”.

Se está em seus planos de se candidatar a uma vaga na ESA, o Curso Maciel já tem turmas abertas para acelerar a sua preparação.

Venha para quem mais aprova em São Gonçalo e região e dê esse passo decisivo rumo a uma carreira sólida!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.