Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Saiba quais são as especialidades da ESA

A Escola de Sargento das Armas é a  instituição do Exército Brasileiro responsável pela formação e instrução de novos Sargentos. O processo seletivo anual oferece oportunidades para jovens de 17 a 24 anos de ambos os sexos que atendem aos requisitos específicos.

📌Quais são os requisitos básicos da ESA?

A ESA  disponibiliza vagas para a Área Geral, de Música e de Saúde, para garantir as necessidades diversificadas do Exército.

Os candidatos devem ficar atentos aos editais divulgados pela ESA, nos quais são especificados os requisitos, o cronograma e os procedimentos para inscrição. Geralmente, o processo seletivo inclui diversas etapas, como exames intelectuais, exames de saúde, de aptidão física, entre outros.

Depois de todo o processo seletivo, os candidatos ingressam no período de formação no qual aprendem os aspectos da vida militar e a especialidade escolhida.

Mas quais são as especialidades oferecidas no Curso de Formação de Sargentos do Exército? Separamos este artigo para te ajudar!

Quais são as Especialidades da ESA?

O Curso de Formação de Sargentos da ESA é uma jornada de dois anos, sendo o primeiro destinado ao período básico e o segundo ao período de qualificação.

Durante o primeiro ano, os alunos têm a oportunidade de escolher uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército Brasileiro para realizar essa fase inicial.

📌Quem passa na ESA vai pra onde?

No segundo ano, os alunos têm a possibilidade de direcionar sua formação com base em suas escolhas de Arma, Quadro ou Serviço feitas ao término do primeiro ano. Na ESA, os estudantes optam por especializar-se em áreas como:

  • Infantaria;
  • Cavalaria;
  • Engenharia;
  • Artilharia;
  • Comunicações.

Além dessas opções, os alunos de Saúde e de Música também conduzem sua formação do segundo ano na EsSLog (Escola de Sargentos de Logística- Rio de Janeiro), onde há também cursos disponíveis, como:

  • Intendência;
  • Topografia;
  • Material Bélico; 
  • Manutenção de Comunicações.

📚 Quais as Vantagens da ESA?

Outra opção interessante é o curso de Mecânico de Aeronaves, ministrado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx). Contudo, é fundamental destacar que a alocação é realizada conforme a classificação obtida durante o primeiro ano do curso de formação. Assim, os alunos com melhor desempenho têm uma vantagem significativa na escolha do curso desejado.

Ao concluir o período de qualificação, os militares são declarados 3° Sargento do Exército Brasileiro. 

💰Quanto ganha um Sargento da ESA?

Como ser aprovado na ESA?

Estude com quem sabe aprovar!

O Curso Maciel, com mais de 20 anos, é referência em aprovação e qualidade.

Contamos com turmas presenciais e online, material didático exclusivo e específico para o concurso da ESA, além de professores especializados em concursos militares. 

Dê o passo decisivo e garanta sua vaga. Me chama no WhatsApp!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.