Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Como montar um cronograma eficiente?

A principal vantagem de seguir um cronograma é poder adaptar sua rotina às necessidades do seu estudo e encaixar as matérias que precisam ser estudadas no seu tempo disponível até a prova. No entanto, não basta seguir qualquer cronograma que você encontra na internet, é importante criar o SEU próprio planejamento de estudo para que ele se adeque ao seu dia a dia.

Neste artigo, vamos explorar passos práticos para criar um cronograma eficiente que ajude a aumentar sua produtividade nos estudos e conquistar a aprovação.

1.Definir objetivos

Estabelecer um objetivo ao criar um cronograma de estudos é fundamental por várias razões. Em primeiro lugar, fornece foco e direção aos seus esforços, evitando a dispersão de energia e concentrando-se nas metas específicas que você deseja atingir. Além disso, ter metas claras aumenta a motivação, te ajuda a priorizar tarefas importantes, otimizar o uso do tempo Sem um objetivo claro, os estudos podem tornar-se desorganizados. 

2.Conhecer o edital

Conhecer detalhadamente o edital do concurso é uma prática essencial ao criar o cronograma de estudos. Essa ação é fundamental, pois apresenta informações sobre as disciplinas e os temas que serão abordados na prova e torna possível organizar o cronograma de estudos de maneira a focar nas áreas mais relevantes. 

Além disso, o edital detalha a extensão e a profundidade dos conteúdos, possibilitando a definição de metas realistas que evitam a sobrecarga, aumenta o conhecimento sobre o formato da prova, do tipo de questões, permitindo a simulação das condições reais da prova. Essa prática contribui significativamente para uma preparação mais eficaz.

3. Distribuição de tempo

Primeiramente você precisa encontrar qual seu tempo livre para  estudar. Com papel e caneta na mão faça uma tabela de segunda a domingo e marque todos os seus compromissos fixos como trabalho e escola, preencha também com seus horários pessoais como dormir, locomoção e alimentação. Agora que já anotou todas as etapas fixas e estruturais do seu cronograma é hora de selecionar seus momentos de estudo. Se está em dúvida se você está com muito ou pouco tempo disponível montamos um exemplo de uma tabela com tempo de estudo diário:

Totalizando 28h semanais  de estudo, mas essa tabela é apenas um exemplo de como você pode adaptar sua rotina. Não se esqueça de adicionar um horário para revisar o conteúdo estudado na semana.

🧭 O que é a opção 1 e 2 na EEAR?

4. Calcular o tempo até a prova

Sabendo o dia da prova do seu concurso, você contará a quantidade de dias que você terá a partir do seu primeiro dia de estudos até o dia da prova. Em seguida selecione os 30 últimos dias antes da prova para revisar todos os assuntos abordados e fazer uma revisão de qualidade. O resultado final é o número de dias que você terá para aprender o conteúdo planejado. 

5. Alocação de tempo

Agora, distribua as disciplinas do edital nos horários de estudo de forma que você não fique muito tempo sem ter contato com a matéria. Lembre-se de que para o aprendizado é necessário constância  e contato recorrente com o conteúdo de estudo. 

6. Flexibilidade

Mantenha o cronograma flexível para lidar com imprevistos. A vida nem sempre segue o planejado, e é importante ter espaço para ajustes. Reserve um tempo extra no final do dia para lidar com tarefas inesperadas ou concluir atividades que levaram mais tempo do que o esperado.

7. Revisão e adaptação

Ao longo da  semana, revise seu cronograma e faça ajustes conforme necessário. Avalie seu progresso em relação aos objetivos estabelecidos. Isso permitirá que você seja mais proativo na gestão do seu tempo.

🔥Estude com quem sabe aprovar!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.