Como estudar online nessa quarentena

Como estudar online nessa quarentena, considerando que o tempo todo tem lives imperdíveis de grandes artistas ou daquele blogueiro famoso que você adora? É, meu caro amigo e amiga concurseira, realmente os tempos não estão fáceis e, isolados em casa, é muito fácil ceder às tentações e deixar o estudo para depois.

Não há problema nenhum em reservar um tempo para se divertir, muito pelo contrário. Na verdade, até recomendo aos meus alunos que façam isso regularmente, já que o lazer e o descanso são tão importantes quanto a disciplina na hora de estudar.

Por outro lado, sem a necessária cota de sacrifício, não há resultados na mesma proporção concorda? Em outras palavras, quem quer chegar longe, precisa ir mais longe em relação aos próprios limites para chegar lá.

Vamos ver então como fazer isso.

Mantenha um horário para estudos

Se tem algo de positivo que se pode extrair desse período de isolamento é que, passando mais tempo em casa, fica mais fácil manter um horário só para estudar. Claro que, em contrapartida, é possível que em uma família grande mais pessoas juntas signifique menos calma e silêncio. Toda moeda tem sempre dois lados, afinal.

De qualquer forma, o confinamento ajuda a manter um horário somente para a preparação justamente porque não há a expectativa em sair de casa como acontece em dias normais. Isso também significa que convites de amigos, familiares e conhecidos para passeios tentadores serão menos frequentes.

Essa é uma boa oportunidade para você focar nos estudos, reservando para si mesmo um horário em que possa ler e fazer exercícios com calma e tranquilidade.

Reserve um local adequado

Estudar em um horário tranquilo não é tudo. Além disso, uma outra recomendação sempre válida, até mesmo em períodos normais, diz respeito à escolha do local onde se vai estudar.

Nesse caso, as recomendações que passo não mudam. Prefira sempre um lugar silencioso, com a mobília adequada e a infraestrutura necessária para dar sequência nos estudos. Sendo em casa e online, não deixe de ter um plano de internet com sinal intenso o bastante para manter sua conexão sempre ativa.

Lembre-se, ainda, de pedir a colaboração de seus familiares para que não o interrompam enquanto estiver “na ralação”. Estudar exige concentração máxima, por isso, nada pior do que ruídos, distrações ou intervenções recorrentes de irmãos, pais e parentes enquanto se está diante do computador.

Conheça seus próprios limites

Como estudar online nessa quarentena é algo que exige uma certa dose de esforço e disciplina, é comum que estudantes mais aguerridos tentem extrapolar seus limites. Eu sempre ouvi em meus tempos de Fuzileiro Naval que “o excesso de vibração mata o combatente”.

Isso significa que estudar por longos períodos ou sem respeitar um tempo mínimo de descanso não só o afasta dos seus objetivos como prejudica sua saúde. Ou seja: se você estiver se preparando para um concurso militar, perde de dois lados: na preparação para o exame intelectual e no teste físico.

Lembre-se, ainda, de que reservar um horário e local para estudo serve justamente para disciplinar a questão do tempo dedicado à preparação. Sendo assim, nada de loucuras e, quando esse tempo tiver sido cumprido, dê a si mesmo o merecido descanso. No outro dia tem mais.

Não deixe de pedir ajuda

Estudar sozinho pode ser especialmente difícil quando aparecem dúvidas no meio daquela questão cuja resposta você não conhece ou não sabe como alcançar. Embora livros, apostilas e blogs como o do Curso Maciel estejam repletos de dicas, há casos em que só mesmo uma orientação pode resolver.

Dessa forma, se bater dúvida, não pense duas vezes antes de acionar aquele amigo que também está estudando para o mesmo concurso que você. Afinal, há sempre a probabilidade de que ele saiba a solução de uma questão por já ter solucionado antes.

Se possível, busque por orientações online com professores e especialistas na matéria. Alguns deles estão disponíveis em fóruns na internet dedicados exclusivamente a tirar dúvidas de concurseiros como você. Em quarentena, busque pelo apoio de amigos e outros estudantes pelas redes sociais ou, se for possível, pelo sempre eficaz Whatsapp. O importante é se comunicar.

Escolha plataformas e canais reconhecidos

Estar em dúvida não quer dizer que toda e qualquer ajuda deve ser aceita. Sendo assim, ao procurar por um amigo ou amiga concurseira para tirar dúvidas, certifique-se de que a pessoa, pelo menos, tem mais experiência que você. E, se não tiver, que ao menos seja confiável o bastante para responder suas dúvidas honestamente. É melhor receber um “não sei” como resposta do que uma resposta errada.

Além disso, ao recorrer a fóruns ou canais de cursos preparatórios, procure saber antes se eles estão aptos para responder suas perguntas. Alguns deles não tem uma taxa de aprovação muito alta, e, por isso, podem não ser a melhor escolha quando se precisa de respostas para as matérias mais cobradas. Dica: se você vai fazer concurso para a sargento do Exército, Fuzileiro Naval ou Aprendiz de Marinheiro, conte sempre com o apoio do curso que tem as melhores taxas aprovação nesses exames.

Explore mídias diversas

Uma outra vantagem de estudar pela internet é que, em rede, você tem à disposição uma série de mídias para ampliar seus horizontes. Não deixe de ler muito e, junto à leitura, assista vídeos, ouça podcasts e acesse e-books. São muitas oportunidades de desenvolver o raciocínio de forma mais prática e que, por isso, não podem ser desperdiçadas.

Uma vídeo aula, por exemplo, tem uma vantagem sobre as aulas ao vivo. Se você não entender uma explicação, pode perfeitamente voltar o vídeo e assisti-la quantas vezes for necessário. 

Nesse caso, a melhor dica que posso te dar é acompanhar as aulas online no canal do Curso Maciel no Youtube. Nossos conteúdos são preparados por professores experientes e que conhecem o caminho das pedras para você conquistar a aprovação.

Tenha os equipamentos apropriados

Embora pareça até certo ponto desnecessário, em alguns casos, ter equipamentos como headphones ou uma cadeira mais ergonômica faz grande diferença. Elas ajudam, por exemplo, a se concentrar mais, a ter mais conforto para suportar horas a fio lendo e resolvendo exercícios e, por isso, são um investimento que vale a pena.

Como estudar online nessa quarentena é algo que está ao seu alcance, aproveite o momento e dê aquele gás na sua preparação. Conte com o Curso Maciel para conquistar todos os seus objetivos e não deixe de acessar nosso blog regularmente. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn