Como me tornar sargento do Exército

Como me tornar sargento do Exército? Seu guia rápido para a ESA

Um dia você decide que quer ser militar e, entre as opções possíveis, desponta a carreira no Exército. Surge naturalmente a pergunta: como me tornar sargento do Exército Brasileiro, já que existe tanta concorrência e as vagas são limitadas?

Como me tornar sargento do Exército
Como me tornar sargento do Exército

A resposta, por incrível que pareça, está em você mesmo. Seu esforço, concentração e foco é que determinarão as suas chances em um concurso. Parece animador, não? Então continue lendo para saber como chegar lá!

Como me tornar sargento do Exército Brasileiro?

Estabilidade, salários acima da média nacional e uma carreira cheia de desafios emocionantes. São expectativas compartilhadas por todos os candidatos a uma das vagas na secular Escola de Sargento das Armas, mais conhecida como ESA.

Contudo, há muitas exigências a serem cumpridas antes mesmo da inscrição. Ser brasileiro nato, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e ensino médio completo são algumas delas.

Satisfeitos os pré-requisitos, você terá como primeiro teste o chamado Exame Intelectual, composto por questões objetivas das seguintes disciplinas:

  • Matemática;
  • Português;
  • História do Brasil;
  • Geografia brasileira.

Candidatos às áreas de saúde e música precisam ficar ainda mais atentos. Para estas carreiras, há exames específicos, com testes que têm como objetivos avaliar o domínio das técnicas em suas respectivas especialidades.

Quando devo começar a estudar?

Como me tornar sargento do Exército
Como me tornar sargento do Exército

Obter a aprovação no exame intelectual é um grande desafio, que você pode superar desde que esteja bem preparado. Nesse sentido, vale seguir a recomendação de dar início aos estudos com a máxima antecedência, e sem estipular um concurso em especial. Comece hoje, e vá tentando até conseguir aprovação ou, no pior dos casos, não ter mais a idade máxima para ser admitido. Muitos conseguem e você também vai ter êxito!
A partir de 2019, você terá um incentivo a mais para buscar a sonhada vaga na ESA. De acordo com o Decreto 9171/17, todos os que conseguirem concluir o Curso de Formação de Sargentos na Escola de Sargento das Armas serão oficialmente considerados portadores de diploma de nível superior. Portanto, além de ter um emprego sólido e uma carreira garantida, você será também um tecnólogo reconhecido, ou seja, terá uma graduação.

E a preparação física, como deve ser feita?

A vida de militar é bastante rigorosa com relação à preparação física. Por isso, entre as exigências para ser aceito está o cumprimento do Exame de Aptidão Física (EAF). Nele, você precisará cumprir as seguintes metas:

  • Flexão de braços – 21 repetições para homens / 12 para mulheres;
  • Abdominais – 30 repetições para homens / 27 para mulheres;
  • Corrida de 12 minutos – 2450 metros para homens / 2100 metros para mulheres.

Para músicos:

  • Flexão de braços – 19 repetições para homens / 10 para mulheres;
  • Abdominais – 30 repetições para homens / 27 para mulheres;
  • Corrida de 12 minutos – 2350 metros para homens / 2000 metros para mulheres.

Quais são as limitações?

Além da aprovação nos exames intelectual e físico, você deverá também ser considerado apto em inspeção de saúde, cujo objetivo é garantir que o candidato tem condições clínicas para ser um militar. Para isso, uma junta médica o avaliará conforme critérios próprios e o disposto no inciso III do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012.

Agora que você já sabe o que precisa fazer, refaça novamente a pergunta Como me tornar sargento do Exército e confira se têm tudo o que precisa!

Na preparação para a prova, conte com o Curso Maciel, o que mais aprova para a ESA em São Gonçalo em região, Faça contato agora mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn