Concurso da ESA: qual o segredo do sucesso?

O concurso da ESA é sem dúvida um dos mais concorridos do Brasil. Só na edição do ano passado, foram computadas mais de 111 mil candidaturas. Isso coloca o certame em um patamar muito próximo até mesmo do concorrido vestibular de Medicina da USP, que registrou um pouco mais de 137 mil inscritos em 2018.

Sendo tão disputado, resta a cada um dar o seu melhor para garantir uma boa nota no exame intelectual para continuar no páreo. A batalha é árdua, mas com muita garra e uma boa dose de disciplina você chega lá. Continue lendo e saiba que pontos de atenção você precisa ter para chegar mais perto da realização do sonho da carreira militar!

Como foi o concurso da ESA 2018

A enorme quantidade de inscritos no concurso ESA para as turmas de 2018 não é o único número que você deve considerar. Na verdade, dependendo da especialidade escolhida, a concorrência por uma vaga pode ser menor ou maior. Veja como foi nesta edição:

  • Geral/Aviação – 192 candidatos/vaga para candidatas;
  • Geral/Aviação – 89 candidatos/vaga para candidatos;
  • Saúde: 147 candidatos/vaga;
  • Música: 73 candidatos/vaga.

E o que esses números dizem? Ora, quanto mais alta a relação candidato-vaga, maior a probabilidade de aumento na nota de corte. Trata-se da nota mínima para obter aprovação, e as estatísticas mostram que ela vem aumentando a cada ano. De acordo com as últimas notas, em 2017, a nota de corte foi de 6,8 pontos.

A importância do manual do candidato

Outro ponto que você deve dedicar a maior atenção é ao cumpruimento dos prazos. Não basta apenas estudar muito para fazer uma boa prova, é preciso garantir que preenche todos os requisitos exigidos para a matrícula e realização das demais etapas. Já pensou, ficar no meio do caminho porque não concluiu o ensino médio a tempo?

Por isso, seu melhor guia é o manual do candidato, sempre publicado no site oficial do concurso da ESA. Nele, estão todas as informações de que você precisa para se orientar e não se perder no meio de tantos procedimentos e fases do processo seletivo. Tenha-o sempre disponível e consulte-o toda vez que bater dúvida!

A inscrição para o próximo concurso

Normalmente, os editais para a prova da Escola de Sargentos das Armas são divulgados entre os meses de janeiro e março. No documento, publicado em Diário Oficial, constam todas as exigências, datas e etapas previstas, sempre a cerca de 3 ou 4 meses do exame intelectual. Logo, fica claro que você não deve deixar para se preparar apenas quando o edital sair, certo?

Quanto antes você der início à sua preparação, mais chances de ter os conhecimentos massificados e as matérias na ponta da língua. Assim, você terá mais segurança para responder às questões de múltipla escolha, em que são abordadas matérias de Português, Matemática, Geografia, Redação e, a partir de 2019, de Inglês.

Com o Curso Preparatório Maciel, você começa a sua preparação com antecedência, o que certamente o deixará em melhores condições na corrida pela disputada vaga. O segredo para conquistar aprovação no concurso da ESA, portanto, está aqui. Junte-se a nós!

Quer saber ainda mais? Veja quais são os requisitos para ser um Sargento do Exército!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn