Concurso ESA pode ser casado?

Para fazer concurso ESA pode ser casado? Descubra agora!

Quem vai prestar o concurso ESA pode ser casado? Esta é uma dúvida recorrente entre candidatos do sexo masculino que pretendem ingressar na tradicional Escola de Sargentos das Armas de Três Corações, em Minas Gerais.

Concurso ESA pode ser casado?
Concurso ESA pode ser casado?

Nada mais justo, afinal, são muitas as exigências para ser aceito no rigoroso curso de formação. Exame intelectual, teste de aptidão física, exame psicológico e de saúde. Estas são algumas das etapas pelas quais você precisará passar antes de finalmente efetivar sua matrícula.

Em meio a tantos procedimentos, será que é possível ser admitido mesmo sendo casado oficialmente? Essa e outras questões serão respondidas agora, continue lendo!

Candidato ao concurso ESA pode ser casado?

Se você está casado ou vive em união estável, então temos uma ótima notícia para você. De acordo com o edital do último concurso ESA 2018, é perfeitamente possível matricular-se no curso de formação. Mesmo sendo casado, você poderá se candidatar normalmente.

Isso está de acordo com o item 10 do manual do candidato, no subitem 2. Nele, estão os documentos aceitos por ocasião da matrícula estão a certidão de casamento ou de união estável. São exigidas duas cópias, ou seja, isso significa que mesmo pessoas casadas podem se candidatar. Assim, não há qualquer restrição na hora decisiva.

Contudo, uma dúvida é sempre acompanhada de outra, ou acaba chamando a atenção para novos questionamentos. Por exemplo, ao saber que pode se matricular no curso de formação casado, você deverá saber o que fazer em relação a outros procedimentos, como o restante da documentação exigida.

É aí que entra o mais importante de todos os guias, o manual do candidato.

Concurso ESA manual do candidato

Como já destacamos, há uma série de exigências que você deverá cumprir para enfim fazer a matrícula. Não basta apenas saber se pode ou não ser casado, por isso, é necessário adquirir o costume de consultar o manual do candidato, na página do concurso da ESA. É nele que você encontrará em detalhes todas as informações de que precisa para prosseguir, assim como prazos, regras, locais de exames e muito mais.

O seu estado civil, portanto, não é critério eliminatório ou representa qualquer vantagem ou desvantagem. Na verdade, sua atenção deverá estar focada nos outros critérios estipulados para fazer o concurso.

Quais os outros critérios de seleção?

De acordo com o edital do último concurso ESA 2018, podem se candidatar ao concurso de admissão apenas quem se enquadrar em 21 tipos de exigências listadas. As mais abrangentes são:

  • Ensino médio completo ou no último ano, desde que a conclusão seja antes da matrícula no Curso de Formação de Sargentos;
  • Mínimo de 17 e máximo de 24 anos de idade;
  • Para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 anos de idade. As idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres.

Dessa forma, você deve ficar ainda mais atento aos critérios, e, caso não preencha algum requisito que seja possível reverter, mobilize-se o quanto antes para que seus estudos não sejam comprometidos. No concurso ESA pode ser casado, só não pode deixar os estudos de lado, certo?

Gostou do artigo e quer saber mais? Veja o que fazer para ingressar na Escola de Especialistas da Aeronáutica!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn