Concursos militares: seja um Marinheiro

Entre os concursos militares de nível médio, o de acesso às escolas de Aprendizes Marinheiros estão entre os mais concorridos, considerando a faixa etária permitida, que vai de 18 a 21 anos.

Uma vez admitido no concurso Aprendiz Marinheiro, o futuro militar da Armada terá uma carreira cheia de comissões pela frente. Os homens do mar são responsáveis por guarnecer as embarcações da Esquadra Brasileira, composta por corvetas, fragatas, submarinos, contratorpedeiros e outras destinadas ao combate no mar aberto.

Concursos Militares - Aprendizes Marinheiros

O marinheiro também pode servir em unidades de terra, afinal, a Marinha está presente em nove Distritos Navais (DN), fora as unidades como as bases em que navios permanecem ancorados, seja para reparos, seja aguardando a próxima missão.

E você, está pronto para uma carreira em que a única certeza é de que navegar é preciso? Acompanhe o artigo, e saiba tudo o que precisa para ser um militar da Marinha do Brasil. Desejamos boa sorte na jornada que começa!

Requisitos básicos para ser um Marinheiro

  • Ser brasileiro, do sexo masculino;
  • Não ser casado, ou ter constituído família durante o período em que permanecer na Escola de Aprendizes Marinheiros;
  • Ter no mínimo 18 e no máximo 22 anos até 1º de janeiro do ano de matrícula no curso;
  • Ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio ou curso equivalente reconhecido pelo MEC;

O concurso é dividido nas seguintes etapas:

  1. Exame de escolaridade – provas de Português, Matemática e Ciências;
  2. Inspeção de saúde (IS);
  3. Teste de Aptidão Física (TAF);
  4. Avaliação Psicológica (AP);
  5. Verificação de dados biográficos (VdB);;
  6. Verificação de Documentos (VD)

Exame de escolaridade

O exame de escolaridade tem caráter eliminatório e classificatório. Será constituído de uma prova escrita, composta de cinquenta (50) questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Teste de suficiência física

Natação

Nadar vinte e cinco (25) metros em até cinquenta (50) segundos, sem parar, sem apoiar nas bordas, raia ou fundo da piscina ou qualquer outro tipo de ajuda. O candidato poderá começar o percurso de dentro da piscina ou de uma de suas bordas.

Corrida

Correr dois mil e quatrocentos metros (2.400m) em até dezenove (16) minutos, em pista de atletismo previamente definida.

Quando aprovado

Aqueles que forem aprovados nos concursos militares para compor o quadro de praças da Armada poderão ser matriculados em uma das quatro (4) unidades de ensino e formação:

  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, na cidade de Fortaleza;
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, na cidade de Vila Velha;
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, na cidade de Recife;
  • Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis

O curso

Os candidatos serão conduzidos pela Marinha para se apresentarem em suas respectivas escolas, para dar início ao curso de formação de Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada.

Durante o curso, a vida do aluno é preenchida com diversos afazeres desde o amanhecer. A alvorada é tocada ainda na madrugada, e partir de então, tem início uma série de atividades físicas. Dentre elas estão instruções, atividades físicas, visitas a navios e muitas outras que contemplam o ensino básico, com aulas de Português e Matemática e o Ensino Militar-Naval, com práticas que visam qualificar o Aprendiz Marinheiro ao serviço nas Organizações Militares (OM).

No final do curso, os Aprendizes são designados Marinheiros, podendo servir em navios ou em unidades de terra.

Quer ser aprovado nos concursos militares?

Está preparado para o grande desafio? A hora é agora, faça já sua matrícula no Curso Maciel e garanta sua aprovação nos concursos militares. Uma carreira de sucesso te aguarda!

Nosso telefone é (21) 2713-3326 e o endereço é Rua Maria Nazareth, 11, Centro, São Gonçalo – RJ.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn