Como estudar português online

Com a quarentena ainda em vigor, estudar online português parece ser a melhor alternativa para quem pretende fazer concursos públicos nesse ou no próximo ano.

Felizmente, o que não faltam são alternativas para os candidatos, seja pelos sites de cursos preparatórios ou pelas muitas videoaulas disponíveis no Youtube.

Por outro lado, quando não se tem muito costume de se estudar pela web, essa pode ser uma tarefa árdua. Afinal, o que não faltam são distrações e, nesse caso, manter o foco fica um pouco mais difícil.

Para ajudar você a conseguir seus objetivos, quero te convidar para prosseguir comigo na leitura desse conteúdo feito para concurseiros determinados e com “sangue nos olhos”.

Vamos nessa?

Quero estudar português online grátis: o que faço?

Embora estejamos todos confinados em nossas casas em virtude da pandemia de COVID-19, uma coisa é certa: uma hora ela vai ser controlada e a vida retornará ao seu ritmo normal.

Assim sendo, a quarentena pode ser um motivo a mais para você focar nos estudos com muito mais empenho do que antes.

Evidentemente, foco e disciplina são qualidades indispensáveis para todos que pretendem prestar concursos públicos, civis ou militares.

Isso significa que, não importa o tempo, condições e recursos, sempre se pode dar um jeito quando se quer de verdade a aprovação.

O fato de você estar agora lendo esse material é uma prova disso.

Mas, para estudar online português e ter bons resultados, o que é preciso fazer?

Siga então as dicas a seguir.

Defina o concurso-alvo

A disciplina de Língua Portuguesa é obrigatória em concursos públicos no Brasil. Sem estudá-la, não é possível conquistar uma vaga no estado ou município, tampouco nas Forças Armadas.

Considerando tamanha abrangência, é fundamental que, antes de começar uma rotina de estudos, você defina que concurso pretende realizar.

Tenha em vista que, para a EsSA, por exemplo, o tipo de questões e conteúdos abordados na prova são diferentes das que caem na prova para Fuzileiro Naval.

Então, o primeiro passo a dar para ter uma rotina de estudos produtiva é determinar um concurso-alvo e focar na matéria cobrada.

Com o tempo, você pode até focar em mais de um mas, para começar, o melhor mesmo é definir apenas um e seguir firme nele até o final.

Estipule horários

Já dizia a célebre letra da canção “Há Tempos” da Legião Urbana, que “disciplina é liberdade”. Mas o que isso quer dizer?

Na verdade, o que provavelmente o grande Renato Russo tentou exprimir ao compor a letra é que, sem disciplina, não há crescimento.

Pessoas que não crescem não aprendem e, por isso, serão para sempre dependentes de outras pessoas.

Tenho certeza de que não é isso que você quer para a sua vida, certo?

Por isso, o segundo passo ao estudar online português é estipular horários para leituras e exercícios diariamente.

Lembre-se: um passeio a menos hoje, uma viagem, um carro ou uma casa a mais amanhã.

Ninguém fica bom em uma matéria sem praticá-la regularmente.

Sendo assim, foco total e não deixe que nada o tire de frente do computador na hora de estudar.

Antecipe materiais e recursos

Será que você está realmente equipado para estudar online português?

Por mais que seja possível acompanhar uma videoaula por tablet ou celular, considere outros materiais necessários além dos dispositivos de acesso à internet.

Um bom fone de ouvido, por exemplo, pode ajudar bastante na concentração e a manter o foco nas lições.

Além disso, embora a plataforma de estudos seja digital, nada o impede de repassar os conteúdos aprendidos para o velho caderno.

Por isso, procure tê-lo sempre à mão, além de caneta, lápis e borracha (ah, apontador também).

Quanto mais diversificado for o seu estudo em termos de mídias e formas de se praticar, mais aprofundado será o seu aprendizado.

Ajuste o ambiente para estudo

Nada pior para um concurseiro do que a falta de um ambiente calmo para se preparar.

Claro que, em alguns casos, há famílias muito numerosas e que por isso dificultam ter um momento tranquilo e de silêncio em casa.

Para as pessoas que têm problemas desse tipo, gosto sempre de recordar o filme “À Procura da Felicidade” com Will Smith no papel de Chris Gardner.

Ele se matriculou em um curso de formação para operar na bolsa de valores e, em meio aos estudos, precisava cuidar do filho.

Tudo isso morando em um abrigo para pessoas desamparadas e sem um emprego fixo.

Com o dia totalmente preenchido e sem um local adequado para estudar, o personagem estudava nas escadarias do abrigo, aproveitando enquanto as luzes ainda estavam acesas.

Se você não assistiu ainda, não deixe de conhecer essa história incrível de superação, baseada em fatos reais.

Mantenha o foco e a disciplina

Tentações não vão faltar enquanto você estiver estudando, tenha certeza disso.

Português é uma disciplina que pode até parecer fácil mas, sem muito estudo e concentração, não é possível assimilar todos os conteúdos programáticos.

Na prova da EsSA, são cobradas questões envolvendo análise sintática, emprego de pronomes, acentuação e pontuação, entre outras.

Como dominar tanta matéria sem a prática constante? Impossível.

Dessa forma, não há caminho que o leve à vitória que não seja pavimentado por muita disciplina e determinação.

Isso significa estudar sempre nos horários que você determinar, aconteça o que acontecer.

Vendo meus alunos alcançarem seus objetivos, uma coisa eu aprendi: não há sucesso sem uma dose equivalente de sacrifício.

E você, do que está disposto a abrir mão para realizar seus sonhos?

Qual o melhor site para estudar português online?

Estudar online português, como vimos, exige muito mais do que “jeito” para a matéria. É preciso a soma de diversos elementos para se ter sucesso na preparação para provas com essa disciplina.

Um deles é contar com a plataforma certa e o canal de videoaulas feito na medida para você que quer passar em concursos públicos militares.

Esse é o Curso Maciel, o seu aliado número dois na hora de conseguir aprovação para os principais concursos do Brasil. O número um, claro, é sempre você mesmo e a sua garra e determinação.

Que tal começar hoje mesmo uma trajetória vencedora, acessando nossas vídeo aulas grátis no Youtube?

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn