Inscrição para sargento do Exército: passo a passo para não errar

A inscrição para sargento do Exército é o primeiro de muitos passos a ser dado para ingressar na carreira como praça especialista das forças armadas terrestres. Por ser um concurso, está sujeito às regras e exigências do EB, portanto, quem não atender ao que for determinado, não poderá concorrer a uma vaga.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como se inscrever, o que precisa para fazer a prova e tudo que for relacionado ao concurso da EsSA, então continue acompanhando. Neste artigo, você terá informações que são do seu interesse.

Requisitos para fazer a prova da EsSA

Fazer a prova para a Escola de Sargentos das Armas não é o mesmo que o alistamento militar obrigatório. Para ser um sargento, é necessário superar as diversas etapas de um processo seletivo, enquanto no alistamento você se apresenta por dever previsto em lei.

Considerando o perfil exigido para ser militar e as características inerentes à profissão, o Exército só aceita candidatos ou candidatas que:

  • tenham ensino médio completo;
  • sejam brasileiro nato ou naturalizado;
  • tenham idade mínima de 17 e máxima de 24 anos, para combatentes;
  • tenham idade mínima de 17 e máxima de 26 anos, para músicos e enfermeiros;
  • estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • tenham altura mínima de 1,60m, se for homem e de 1,55, para mulheres;
  • tenha altura mínima de 1,57m, se for do sexo masculino e tiver até 16 anos de idade, desde que um atestado médico comprove que há possibilidade de ganhar altura;
  • tenham autorização do responsável legal, caso seja menor de 18 anos.

Assim, antes de fazer a inscrição, você deverá se certificar de que atende a todas essas exigências. Por isso, tenha bastante atenção e jamais se inscreva caso não esteja totalmente alinhado ao que está previsto no edital.

Como se orientar pela Manual do candidato

Todo candidato a fazer inscrição para Sargento do Exército deve ter no seu respectivo manual o guia número um na hora de tirar dúvidas. No site oficial da Escola de Sargentos das Armas, você encontra todo o material de que precisa, inclusive o Manual do Candidato. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida relativa a prazos, requisitos e etapas da seleção.

A propósito, o respeito aos prazos é uma das exigências que devem ser observadas com bastante cuidado. Candidatos que se atrasam ou deixam de comparecer aos locais para exame no dia e horário agendados são sumariamente eliminados. Não marque bobeira!

Resultados do processo seletivo

O processo seletivo para sargento do Exército é composto de quatro etapas básicas:

  • exame intelectual (EI),de caráter eliminatório;
  • valoração de títulos, que não é eliminatório;
  • inspeção de saúde (IS), de caráter eliminatório;
  • exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório;

Ainda, para candidatos a sargento músico do Exército, está previsto exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório;

Encerrando a seleção, há uma 2ª fase em que é feita revisão médica e comprovação dos dados biográficos dos candidatos quando de sua apresentação nas Organizações Militares. Esta também é uma etapa eliminatória.

Não deixe da fazer a sua inscrição para sargento do Exército dentro do cronograma que é divulgado com a publicação do edital do concurso. Se passar do tempo, você só poderá tentar a aprovação no próximo ano.

Quer ficar ainda mais bem informado? Saiba agora como ser sargento do Exército feminino!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn