Vai fazer prova para Marinha? Saiba o que estudar para Aprendiz de Marinheiro!

A carreira na Marinha do Brasil começa quando você toma a decisão de prestar concurso. Sendo assim, o pontapé inicial consiste em saber o que estudar para Aprendiz de Marinheiro, certo?

É por isso que eu convoquei minha equipe de professores especialistas em aprovação para este concurso, que em 2018 teve 24.400 inscritos, o que representou uma relação de 24,44 candidatos por vaga. Parece concorrido? Nem tanto, se você continuar lendo este artigo, com dicas preparadas sob medida!

Português

De acordo com a professora Laís Carballal, a prova de Português para a EAM é composta por questões que exigem do candidato alta capacidade de interpretação textual. Também são cobradas questões sobre morfologia, ou seja, o processo de formação de palavras e sua posterior classificação.

Uma dica da professora é cultivar o hábito de ler. “Quanto mais familiarizado com a leitura de textos diversos, mais capaz de interpretar textos corretamente o candidato terá. Em consequência, se habilita a responder com margem de acerto maior questões envolvendo sintaxe e semântica”.

Matemática

Já no “bicho papão” dos concursos públicos, a atenção para o que estudar para Aprendiz de Marinheiro deve se focar em matérias recorrentes. É o que nos conta o professor Bruno Góes, segundo o qual a atenção deve ser distribuída por todo o conteúdo programático. Contudo, há matérias como equações do segundo grau, triângulos e trigonometria, que são ainda mais recorrentes na prova para a EAM.

Como em todo estudo, o segredo do sucesso para uma boa prova de Matemática está na repetição de exercícios e de simulados com provas anteriores. Segundo o professor Bruno, só a prática constante nos aproxima da perfeição!

Ciências

A prova de Ciências no concurso para Aprendizes Marinheiros envolve questões de Física e Química. Para essa disciplina, o professor Maciel dá uma dica especial: “em questões de ambas as matérias, o candidato deverá ser capaz de ler e extrair dados de gráficos. Essa é uma habilidade importante, e que será cobrada em questões de praticamente todos os tópicos abordados”.

Gases, Ótica, Eletricidade e Ondas são algumas das matérias mais frequentes e que devem receber atenção ainda maior em uma rotina de estudos. E se você não tem uma base tão sólida em Ciências, privilegie o estudo do máximo de matérias elencadas no conteúdo programático. Assim, as chances de acerto são maximizadas, se tomamos como referência os candidatos que não tiveram essa percepção.

Inglês

A grande novidade em 2018 foi a inclusão da disciplina de Inglês na prova para a EAM. Considerando o histórico ainda inexistente, a dica que o professor Maciel dá é para estudar a totalidade das matérias relacionadas para esta disciplina.

“Como não temos um conjunto de provas anteriores de Inglês, o mais garantido é estudar um pouco de cada matéria relacionada no edital. Com o tempo, deverá se formar um quadro estatístico que nos permitirá apontar com mais segurança o que cai mais”. Conclui o professor.

Agora que você sabe o que estudar para Aprendiz de Marinheiro, está nas suas mãos tomar a decisão que pode mudar sua vida para a melhor. O Curso Maciel está aqui para apoiar na realização do sonho da carreira militar. Afinal, nosso forte é aprovação!

Continue bem informado. Conheça bons motivos para ser um Marinheiro e seguir na carreira militar!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn