Passei na prova! O que levar para escola de Aprendizes Marinheiros?

A aprovação no processo seletivo para a Marinha é sem dúvida um momento muito especial. Nessa hora, o “quase militar” precisa saber o que levar para escola de Aprendiz de Marinheiro, afinal serão 48 semanas a bordo, em que toda uma intensa rotina de preparação exigirá muita dedicação e, sendo assim, é preciso estar bem equipado.

Então, se você está se preparando ou sonha em ser um Marinheiro, está convidado a continuar lendo para saber o que fazer no momento da grande decisão. Vamos nessa?

O que fazer depois de aprovado em todas as etapas

O processo seletivo para admissão na Escola de Aprendizes Marinheiros é extremamente árduo e exigente. Exame intelectual, teste físico, exame de saúde…ufa! Realmente, a vida de militar não é fácil e a própria seleção já é um bom exemplo das dificuldades que estão por vir.

Não por acaso, para todos os candidatos aprovados, a organização do concurso orienta sobre o que fazer logo após o encerramento do processo seletivo. Uma dessas orientações diz respeito à lista de materiais que você deverá levar para a unidade em que for lotado.

Por isso, com a ajuda do blog “Dúvidas de Marinheiro”, trazemos agora para você a lista de materiais que devem estar de posse por todo aluno ao longo da sua permanência na EAM:

Lista de Materiais para a Escola de Aprendizes Marinheiros (formato PDF)

Lista de Materiais para a Escola de Aprendizes Marinheiros (formato Google Docs)

Como bem destaca o autor do blog, é preciso ter bom senso e saber também o que não levar para o quartel. Entre os itens expressamente proibidos, estão facas, canivetes, perfurocortantes, revistas pornográficas, drogas, cigarros, bebidas, jogos ou esteróides anabolizantes.

Outro aspecto importante é que é permitido levar aparelhos eletrônicos, como notebooks, contudo, a voltagem nas tomadas das unidades de Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará é de 220 Volts. Fique atento a esse detalhe para não danificar seus dispositivos. Na dúvida, faça contato com a escola na qual for ingressar para se certificar da voltagem utilizada.

A preparação para a incorporação

Saber o que levar para a escola de Aprendizes Marinheiros é parte da preparação antes da esperada incorporação. É nesse momento, também, que será exigida a apresentação da documentação prevista em edital. Sendo assim, a lista de documentos, originais e com cópias autenticadas, consiste em:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certificado ou declaração do Ensino Médio, oficializado pelo MEC, obtido na Secretaria de Educação do seu Estado ou na sua escola;
  • Para militares, policiais ou bombeiros militares, em atividade, é exigida a autorização para Inscrição pela respectiva Força Armada ou Auxiliar, além de atestado de idoneidade moral e bons antecedentes, emitido pela autoridade a quem estiver subordinado;
  • Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição ou justificativa correspondente justificação –  Veja como fazer o pedido de justificativa online;
  • Certificado de reservista ou documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar , para candidatos maiores de 18 anos;
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM), se ainda estiver em curso o processo de alistamento militar obrigatório;
  • Cartão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Documento oficial de identidade, com foto;
  • Alvará de folha corrida/certidão criminal de 2º grau, emitida pelo fórum da sua cidade presencialmente ou  pela Internet, se o serviço estiver disponível no seu estado.

Seja como for, procure saber pelo edital ou com a junta responsável pelo concurso, quais são os documentos exigidos, assim como os que precisam de original e cópia autenticada.

A rotina na Escola de Aprendizes Marinheiros

Logo que chegar à EAM, você receberá um número, que servirá como identificação ao longo do curso. Os primeiros 15 dias são definidos como período de adaptação, ao fim do qual você será então designado como aluno.

Depois desse ciclo inicial, esteja pronto para uma rotina de muitos exercícios e aprendizagem. Assim, tudo o que levar para a escola de Aprendizes Marinheiros revelará aos poucos a sua utilidade. Então, preparado para o desafio?

Aproveite que está online e veja agora como obter aprovação na prova para Aprendiz de Marinheiro!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn