Sargento do Exército concurso 2019: O que caiu e quais as novidades

Já foi publicado o edital para sargento do Exército concurso 2019. Se você ainda não sabe exatamente o que precisa fazer para garantir uma vaga, então precisa ficar atento. As vagas são limitadas, a concorrência é das mais altas e as matérias do exame intelectual exigem muito preparo.

A aprovação no exame, portanto, é o primeiro e mais decisivo passo ao longo do processo seletivo, que tem como etapas eliminatórias o teste físico, exame de saúde e prova documental.

Vem comigo que te explico o que fazer para que seus estudos rendam o máximo!

O que estudar para o concurso de Sargento do Exército

Vamos recapitular as matérias abordadas no edital para sargento do Exército concurso 2019? Neste ano, tivemos uma novidade: a introdução da disciplina de Inglês entre as que tradicionalmente eram cobradas no exame intelectual. Assim, a prova da EsSA passou a ter 40 questões comuns a todas as especialidades, em vez das 36 que normalmente caíam.

A divisão ficou assim:

  • Matemática: 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde;
  • Português: 12 questões objetivas para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas para áreas Música e Saúde;
  • História e Geografia do Brasil: 12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para área Geral/ Aviação e 8 questões objetivas (4 de cada disciplina) para as áreas de Música e Saúde;
  • Inglês: 4 questões objetivas para todas as áreas.

Candidatos e candidatas à especialidade de Enfermagem e ao quadro de sargentos músicos devem, ainda, responder a 12 questões específicas. São abordados temas relativos à área da Saúde e, para os músicos questões de Teoria Musical.

Sargento do Exército concurso 2019

As matérias cobradas são relativas aos conteúdos lecionados no ensino médio. Contudo, posso te dizer com alguma tranquilidade que existem matérias mais comuns, embora você precise dedicar a todas elas a mesma atenção nos estudos.

Em Matemática, por exemplo, é comum cair funções, logaritmos e raciocínio lógico. Já em Português, são frequentes questões sobre ortografia, uso de pronomes e pontuação. Por sua vez, História e Geografia se concentram em assuntos ligados à realidade brasileira, portanto, não são cobradas questões que envolvam assuntos internacionais.

A prova de Inglês, por ter estreado neste ano, ainda não pode ser avaliada por uma perspectiva histórica. Seja como for, o estudo dessa disciplina deverá focar em matérias como verbo “to be” e “past tense”, temas recorrentes e elementares no ensino desse idioma.

Que mais preciso saber?

Costumo repetir para meus alunos que não é o quanto você estuda que faz a diferença, mas o quanto você se mantém focado e seguir um planejamento com bastante antecedência. Sabemos que o brasileiro em geral adora deixar para resolver as coisas no último minuto, contudo, no concurso para a EsSA, antecipação é a palavra-chave principal.

Quando você estuda com pelo menos um ano faltando para a prova, suas chances são muito maiores do que o candidato que resolve estudar apenas quando a abertura das vagas é anunciada.

Por isso, tenha no edital sargento do Exército concurso 2019 apenas uma referência que poderá orientá-lo para os próximos concursos. Você tem até os 24 anos para entrar nos quadros gerais, por isso, terá tempo para tentar novamente, caso sua idade ainda permita.

Curtiu as dicas? Veja agora um passo a passo para não errar ao fazer a inscrição para Sargento do Exército!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn