Sargento do Exército: idade máxima e outros requisitos

Para se inscrever no concurso da EsSA, você deverá saber os requisitos para ser elegível a sargento do Exército idade máxima, altura e escolaridade, por exemplo. Mas não para por aí. Ser militar implica enquadrar-se em uma série de condições, portanto, observar o limite de idade estipulado em edital é muito importante.

Na sequência, você vai saber qual o limite de idade mínimo e máximo e o que fazer se você ainda não completou 18 anos de idade no período de inscrição.

Tenha uma ótima leitura!

Qual a idade máxima para ser sargento do Exército?

Embora o alistamento militar obrigatório seja previsto para todo jovem brasileiro ao no ano em que completa 18 anos, no concurso para a EsSA o limite já é outro.

No último edital do concurso para a turma 2018/2019, foi determinado que para sargento do Exército idade máxima era de 24 anos. Isso significa que, se você tem mais de 24 anos ou vai completar 25 no ano da matrícula, não poderá mais se inscrever.

Já o limite de idade para o quadro de sargentos músicos e de saúde é um pouco maior. Para essas especialidades, são aceitos candidatos e candidatas de até 26 anos de idade, até um ano antes do ano em que fizer matrícula. Ou seja, vale o mesmo para os candidatos às especialidades de tropa: não pode completar a idade máxima no ano em que se matricular.

De qualquer forma, não é apenas a idade máxima que deve ser observada. Há a idade mínima para o concurso de EsSA, que exige do jovem atenção especial a outras exigências.

E se eu for menor de idade, posso concorrer?

Para ser sargento do Exército idade máxima não é o único limite a respeitar. Você também precisa atentar para idade mínima exigida para poder fazer a inscrição.

Para todas as carreiras, inclusive de músico e da área de saúde, são aceitos jovens com idade mínima de 17 anos. Assim, é possível que você, no ano da inscrição, tenha ainda 16 anos, de idade, certo?

Aqui, você deverá estar atento, já que é exigida uma autorização do responsável legal para poder prestar o Concurso de Admissão (CA). A mesma autorização deverá ser dada para que você possa, ao ser aprovado, se matricular no Curso de Formação de Sargentos (CFS).

Com quantos anos encerra a carreira?

Como se vê, a faixa etária na qual se pode fazer o concurso para a EsSA é bastante restrita. Por outro lado, esse limite é uma grande vantagem, já que garante uma entrada para a reserva remunerada em uma idade ainda insuficiente para se aposentar, caso você fosse civil.

Considerando que a carreira militar dura 30 anos, supondo que você ingresse no Exército com 17 anos, ao completar o tempo para ir para a reserva estará aposentado aos 47 anos de idade.

Lembre-se de que, fora da carreira militar, ninguém se aposenta com menos de 60 anos, no caso das mulheres e 65 anos, limite estipulado para os homens.

Assim sendo, será a sua capacidade de se antecipar que vai contar para uma aposentadoria mais precoce possível. Embora o ingresso como sargento do Exército idade máxima ainda permita ir para a reserva remunerada antes de um civil, o fato é que, quanto antes, melhor, certo?

Curtiu o artigo? Para ficar ainda mais informado veja agora o que fazer para ser sargento músico do Exército!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn