Sargento paraquedista do Exército, militar padrão!

Boa parte dos jovens que sonham com a carreira militar têm o ideal também de ser um sargento paraquedista do Exército. Nada mais natural, até porque esta é uma das forças mais prestigiadas das Forças Armadas brasileiras.

Somente os PQDs, como são conhecidos, fuzileiros e para-sar da FAB usam o cobiçado coturno marrom. Trata-se de um símbolo de distinção entre os militares, que sinaliza que o seu portador faz parte de uma tropa de elite.

E você, quer saber o que fazer para ser integrante de uma das mais respeitadas instituições do Brasil? Continue lendo!

Sargento PQD do exército tem concurso próprio?

Para ser um sargento paraquedista do Exército, é necessário primeiro ingressar na Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações. Para isso, você precisa obter aprovação nas etapas do processo seletivo, que incluem exame intelectual, teste físico, exame médico e prova de documentos.

Não se pode deixar de lembrar que, para poder fazer o concurso é necessário:

  • ser brasileiro nato;
  • ter idade mínima de 18 e máxima de 24 anos;
  • ter ensino médio completo;
  • entre outros requisitos previstos em edital.

Uma vez que você conclua o curso de formação de sargentos, estará apto a tentar uma vaga no curso de formação de paraquedistas, no Rio de Janeiro. Ou seja, antes de ser um PQD, é necessário, primeiro, obter a graduação de terceiro sargento.

Só então você poderá ingressar na Brigada de Infantaria Paraquedista, divisão especial do Exército Brasileiro fundada em 1945. No histórico de missões realizadas, encontra-se diversas atuações em forças de paz, intervenções em áreas deflagradas e até na contenção de revoltas, como as de Jacareacanga e Aragarças. Uma tremenda responsabilidade!

Como militar, sargento de Exército tem direito a moradia?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes, não só dos jovens que pretendem ser sargento paraquedista do Exército, como todos que ingressam nas forças militares.

Na verdade, os militares têm condições de moradia diferenciadas oferecidas pelas próprias instituições. Podem residir dentro do quartel, como podem alugar ou comprar os imóveis de propriedade da União e reservados para famílias de praças e oficiais.

No entanto, não há garantias em relação a residências. Tudo depende da disponibilidade e do local onde você vier a servir. De qualquer forma, na pior das hipóteses, é garantido o direito a permanecer na sua unidade militar, se assim desejar ou em caso de necessidade, o tempo que quiser.

Qual o salário de 3º sargento?

Da mesma forma, os candidatos a uma vaga na EsSA também têm interesse em saber qual é o salário a que terão direito assim que concluírem o curso de formação. Hoje, o soldo de um terceiro sargento está em cerca de R$ 2.900,00, sem contar as gratificações e adicionais.

Assim, pode-se dizer que, como sargento paraquedista do Exército, você ganhará, pelo menos, três salários mínimos, em função dos auxílios que certamente serão incorporados. Por isso, fique atento, estude com máxima antecedência e não deixe de se preparar para todas as etapas do processo seletivo.

Curtiu o artigo? Então, veja agora saiba mais sobre o salário de um sargento do Exército!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn