Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

O que é EAGS?

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) é um programa da Força Aérea Brasileira com uma duração de aproximadamente 24 semanas, realizado em regime de internato. Seu principal propósito é habilitar profissionais à vida e ao exercício da profissão militar.

🎯Qual a diferença entre EAGS e CFS? Descubra aqui!

Como se tornar um Sargento EAGS

Para participar do Concurso, é necessário ter cursado ensino técnico em nível médio na área específica do curso em que o candidato se formou. Para os candidatos da Área de Música, basta ter o ensino médio completo e ser aprovado no exame de aptidão musical.. 

O concurso possui critérios distintos de formação acadêmica conforme a área de atuação, pois os candidatos para áreas técnicas devem ter cursado ensino técnico em nível médio na especialidade correspondente. 

A área de música precisa de diploma?

No caso da Área de Música, a exigência é o ensino médio completo, mas é fundamental que o candidato seja aprovado no exame de aptidão musical. 

Essas condições visam garantir que os participantes possuam a formação educacional e as habilidades práticas necessárias para desempenhar com competência as funções específicas de suas respectivas áreas no contexto militar.

Processo Seletivo

Procurado por muitos jovens que já tem uma profissão e desejam ingressar na carreira militar, o processo seletivo para ser aprovado é composto por várias etapas que visam avaliar o candidato em diferentes aspectos. A seguir, vamos explicar como funciona esse processo seletivo:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de saúde;
  • Teste de aptidão física; 
  • Processo de heteroidentificação (apenas candidatos da cota);
  • Validação documental.

 📑Como é a validação Documental da EEAR?

As provas escritas do Concurso EAGS têm questões de múltipla escolha, onde cada pergunta possui quatro opções, sendo apenas uma delas a resposta correta. As disciplinas abordadas no exame são: 

  • 40 questões de Língua Portuguesa; 
  • 60 questões de Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade escolhida pelo candidato). 

.A prova escrita do Concurso EAGS tem uma duração de 4 horas e 30 minutos. É importante notar que os candidatos só podem levar o caderno de questões para casa se permanecerem no local da prova até o horário limite estabelecido.

Requisitos básicos da EEAR

Os principais pré-requisitos que devem ser preenchidos para participação no Concurso EAGS são: 

  • ser brasileiro, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil;
  • caso menor de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes;
  • realizar o pagamento da taxa de inscrição;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
  • não estar respondendo a processo criminal na Justiça Militar ou Comum; 
  • não ter sido, nos últimos cinco anos, salvo em caso de reabilitação, na forma da legislação vigente, punido por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, ou condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado;
  • Não ser casado ou não ter constituído união estável;
  • Não ter filhos ou dependentes;
  • Ter, no mínimo, 17 anos de idade. O candidato não pode completar 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano de matrícula na instituição.

Quantidade de vagas

No último edital foram abertas 100 vagas para ambos os sexos e para diferentes especialidades, como:

  • Administração (SAD): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Administração (ou Contabilidade), com carga horária mínima de 800 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Eletricidade (SEL): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Eletroeletrônica (ou Eletrotécnica ou Mecatrônica ou Eletromecânica), com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Obras (SOB): Certificado ou Diploma de conclusão de Curso Técnico em Edificações (ou Construção Civil), com carga horária mínima de 1.200 horas, expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Topografia (STP): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Topografia (ou Geodésia e Cartografia), com carga horária mínima de 1.200 horas (ou Geoprocessamento ou Agrimensura), com carga horária mínima de 1.000 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Pavimentação (SPV): Certificado ou Diploma de conclusão de Curso Técnico em Pavimentação, com carga horária mínima de 800 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Eletrônica (BET): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão do Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica, com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Informática (SIN): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Informática, com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Enfermagem (SEF): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Enfermagem, com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Radiologia (SRD): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Radiologia (ou Operação de Equipamentos Médicos e Odontológicos), com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.
  • Laboratório (SLB): Certificado ou Diploma ou declaração de conclusão de Curso Técnico em Patologia Clínica (ou Análises Clínicas), com carga horária mínima de 1.200 horas e expedido por Instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos da Resolução CNE/CEB nº 04/99.,

🧭 O que é a opção 1 e 2 na EEAR?

Como se preparar para o concurso da EEAR?

Estude com quem tem experiência e sabe aprovar!

O Curso Maciel, com 20 anos de atuação no mercado, é  sinônimo de excelência e qualidade.

Com uma equipe de professores especializados e material didático exclusivo e específico para cada concurso, te ajudamos a conquistar a farda dos seus sonhos!

🔥Dê o passo decisivo e garanta sua vaga. Me chama no WhatsApp!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.