Tenho as melhores recordações do CIAMPA, para mim e tantos outros uma escola que ensina para a vida.
Foi lá que desenvolvi os valores que já trazia de casa; amizade, respeito, camaradagem, disciplina e muita determinação.
Não foi nada fácil, mas faria tudo de novo, se pudesse!
Porém, fazer parte da tripulação do CIAMPA é uma honra para poucos. Formar-se no mítico campo gramado é só para os fortes.
Quem quer fazer parte desta história precisa se preparar muito bem, não só estudando para o exame intelectual como conhecendo a escola onde vai se preparar para ser um fuzileiro.
É aqui que começa a sua jornada!
O que é o CIAMPA?
CIAMPA é o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, escola onde se formam os soldados fuzileiros navais da Marinha do Brasil.
Recebe o nome do Almirante Fuzileiro Naval que criou o primeiro curso de formação, em 1934, quando então era comandante do CFN, com a primeira sede na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.
A propósito, o CIAMPA só viria a receber esse nome em 1994, 13 anos depois de ser estabelecido onde até hoje se encontra, no complexo naval Guandu do Sapê.
Antes disso, o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais passaria por três sedes:
- Complexo Naval da Ilha do Governador (1953 – 1965)
- Batalhão Tonelero (1965 – 1971)
- Centro de Instrução da Ilha da Marambaia (1971 – 1981)
???? Como ser fuzileiro naval: seu guia rápido para ingressar na Marinha!
O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Você está realmente preparado para ser um fuzileiro?
Então saiba que, ao se matricular no CIAMPA, você passará por intensos 106 dias letivos, sendo 61 deles em regime de internato e 45 em regime de semi-internato, com licença nos fins de semana.
No total, o curso dura 18 semanas, perfazendo uma carga horária de 968 horas.
No meu tempo, os alunos eram chamados de Soldados Recrutas (SD-RC), denominação que mudou para a atual, Aluno Fuzileiro Naval (A-FN).
Sobre o curso, uma dica: a primeira semana, considerada de adaptação, é propositalmente a mais dura, a fim de confirmar se você realmente quer ser um fuzileiro. Quem passa por esta etapa certamente estará pronto para suportar os intensos treinamentos que estão por vir.
Onde fica o CIAMPA?
O endereço do CIAMPA é: Avenida Brasil nº 44.878 – Campo Grande – Rio de Janeiro e o telefone é (21) 3402-9393.
Guarde estes dados, já que é bem provável que você tenha que fazer contato com a escola em algum momento, seja para tirar dúvidas sobre datas e sobre os materiais que poderá levar ou não para o dia da incorporação.
Para chegar ao quartel do CIAMPA, você tem basicamente duas opções: ir de carro, pegando a Avenida Brasil, ou de transporte público, via ônibus. As linhas que passam pelo local são:
- Central x Cabuçu (Viação Real Rio);
- Central x Itaguaí (Viação Real Rio);
- Central x Seropédica (Viação Real Rio);
- 2303 – Largo da Carioca x Cesarão;
- Coelho Neto x Santa Cruz (Cesarão) (nº 388 – Viação Oeste);
- Coelho Neto x Santa Cruz (756);
- Viação Ponte Coberta (705).
Afinal, o CIAMPA é da Marinha?
Sim, o CIAMPA, assim como todas as Organizações Militares (OM) do Corpo de Fuzileiros Navais é subordinado ao Comando da Marinha.
Internamente, o CIAMPA tem no topo da sua hierarquia o comandante, normalmente um Capitão-de-Mar-e-Guerra Fuzileiro Naval, seguido pelo imediato, um Capitão-de-Fragata Fuzileiro Naval.
A eles, reportam-se os respectivos comandantes dos seguintes departamentos:
- Instrução
- Administração
- Saúde
- Corpo de Alunos
- Intendência
Paralelamente, estão vinculados ao CIAMPA o Programa Forças No Esporte (PROFESP), iniciativa que visa o fortalecimento da cidadania e a redução de riscos sociais.
O CIAMPA também abriga o Núcleo de Assistência Social (NAS), cujo foco é a prestação de assistência nas áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia ao pessoal militar e civil.
Como é a formatura no CIAMPA?
O ponto alto do C-FSD-FN é sem dúvida a formatura.
Lembro vivamente da emoção que senti ao fazer o solene juramento à bandeira, que sela o momento em que o aluno passa a ser um fuzileiro naval:
Incorporando-me à Marinha do Brasil
Prometo cumprir rigorosamente
As ordens das autoridades a que estiver subordinado
Respeitar os superiores hierárquicos
Tratar com afeição os irmãos de armas
E com bondade os subordinados
E dedicar-me inteiramente ao serviço da pátria
Cuja honra, integridade e instituições
Defenderei com o sacrifício da própria vida!
Quando é a próxima turma?
Atualmente, o concurso para o C-FSD-FN é realizado duas vezes ao ano, dividido nas turmas I e II.
Não há qualquer diferenciação em termos de carreira ou privilégios por ser de uma ou de outra turma. Independentemente da turma em que você ingressar, terá formação idêntica a dos seus irmãos de armas que cursam no mesmo ano.
Tradicionalmente, a primeira turma incorpora no primeiro semestre, enquanto a turma dois inicia suas atividades na segunda metade do período letivo.
Que tipo de disciplinas o aluno aprende no CIAMPA?
O curso de formação tem como um de seus objetivos dar aos futuros fuzileiros formação básica para alicerçar os conhecimentos indispensáveis à carreira militar-naval.
No CIAMPA são ministradas aulas e instruções de caráter prático, como os diversos exercícios de campo e testes físicos; e teóricos, como as lições em sala.
Todas são igualmente importantes e contam pontos para a classificação final do curso, por meio das notas conferidas depois de exames de avaliação. Confira a seguir algumas das disciplinas com que você terá contato.
Ordem Unida
Costuma-se dizer que, no CIAMPA, o aluno não anda, corre ou marcha.
Em ambas, quase sempre você estará em formatura com os camaradas do seu pelotão, seguindo os comandos de ordem unida de quem estiver à frente da sua fração de tropa.
Você aprenderá a seguir os diversos toques de corneta, identificando no tempo certo o exato momento de executar um comando. Também saberá como responder à voz de comando no mesmo timing dos militares que estiverem alinhados ao seu dispositivo.
RDM
A vida do fuzileiro naval é marcada pela disciplina. Por mais antigo (graduado) que você seja, é certo que sempre haverá alguém a quem obedecer.
Acima de todos, está o Regulamento Disciplinar da Marinha, o RDM, espécie de código de conduta no qual estão previstas as regras, convenções e comportamentos a serem seguidos pelos seus militares.
Também constam no RDM as sanções previstas para aqueles que o descumprirem, as quais variam entre uma repreensão até a pena máxima de 30 dias de prisão rigorosa.
RUMB
Outro diploma muito importante e que você conhecerá no CIAMPA é o Regulamento de Uniformes da Marinha do Brasil, mais conhecido pela sigla RUMB.
É nele que você encontrará a extensa relação das fardas envergadas pelos militares da MB, em quais ocasiões elas são normalmente usadas e como combiná-las com as peças opcionais.
Quer saber tudo sobre os uniformes da Marinha do Brasil? Veja neste conteúdo com detalhes!
Armamento e Tiro
Os fuzileiros são assim chamados porque a eles cabe guardar e proteger as instalações navais, portando armas de defesa coletiva ou individual.
Para isso, no curso de formação são ministradas aulas teóricas e práticas de armamento, nas quais você conhecerá a fundo os segredos da utilização e manutenção de armas e como fazer um tiro “na marca”.
Vale destacar que fazer um bom teste de tiro conta pontos valiosos para a carreira, portanto, dedique-se ao máximo nessa parte do curso!
Operações Anfíbias
Além de serem a sentinela e falange aguerrida que cuida das instalações da Marinha, os fuzileiros são os únicos capazes de realizar as chamadas Operações Anfíbias.
Se você já assistiu a um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, deve saber que se trata do conjunto de operações de desembarque de tropas e veículos em uma praia hostil.
Nas “OpAnfs”, a Marinha projeta poder sobre terra, fazendo valer o aparato militar naval com o objetivo de conquistar posições e abater as forças inimigas.
Hinos e canções
Perdi as contas de quantas formaturas e representações tive que cumprir enquanto estive na ativa.
Na maioria delas, tive que cantar a plenos pulmões, junto com os meus camaradas, os muitos hinos e canções militares, tanto dos fuzileiros quanto da Marinha do Brasil.
Todas elas eu aprendi no CIAMPA, em animadas instruções de canções militares matinais.
De tanto eu repetir esses hinos, muitos deles não saem da minha memória até hoje, fazendo-me relembrar o velho ditado “uma vez fuzileiro, sempre fuzileiro”.
Quando o CIAMPA abre inscrição?
Em geral, as inscrições para os cursos de formação são abertas no começo do ano, quase sempre no primeiro trimestre.
Sendo assim, ainda está em tempo de você começar a sua preparação, para a qual você pode contar com o Curso Maciel do início ao fim!
Conclusão
Adentrar no pórtico do CIAMPA, no qual se lê a imponente frase “aqui nascem os combatentes anfíbios” é um momento único e inesquecível.
Agora, chegou a sua vez de fazer parte da tropa de elite do Brasil, na qual uma carreira repleta de realizações o espera.