Aprendiz de marinheiro: o que faz, carreira e muito mais

Boa parte das pessoas com quem converso acha que sabe o que faz um aprendiz de marinheiro.

Talvez pensem assim influenciadas pelos filmes, que mostram parte da rotina de um militar da Marinha, nos quais quase sempre há um marujo cumprindo ordens.

Em parte isso é verdade, até porque hierarquia e disciplina são inerentes à carreira militar.

O que nem todos sabem é que, além de receber ordens, um marinheiro pode desempenhar diversas outras funções.

Posso garantir para você que a carreira na Marinha é bem mais emocionante do que se imagina.

Continue lendo e saiba o que te espera!

Quais os requisitos para ser um militar da Marinha?

Antes de mais nada, é preciso se enquadrar em certos pré-requisitos para ingressar na Marinha.

No caso dos marinheiros, as exigências são:

 

 

Lembrando que existem, ainda, diversos outros quadros em que se pode ingressar prestando concurso, como o de oficiais da Escola Naval (EN) ou o Quadro Complementar (QC).

Para a EN, é preciso também prestar um concurso público em nível de ensino médio para ser admitido como Aspirante da Escola Naval.

Já o QC é somente para quem tem curso superior nas áreas em que a Marinha precisa de mão de obra especializada, como engenheiros e profissionais de saúde.

???? Conheça também os principais concursos militares do Brasil!

O que faz um aprendiz de marinheiro?

Essa é provavelmente a pergunta quem mais escuto dos alunos e pessoas interessadas em seguir carreira na Marinha.

Sendo uma pergunta cuja resposta não pode ser dada em cinco minutos de conversa, procuro sempre saber mais dos objetivos da pessoa antes de responder.

Faço isso porque sei que a vida de um aprendiz de marinheiro não é nada fácil, mas, por outro lado, nem tudo se resume à ralação.

Por isso, se fosse para responder em uma só palavra, eu diria que o que faz um aprendiz de marinheiro é basicamente aprender.

Aprendiz de marinheiro pode ser demitido?

Demissão não é bem o termo que pode ser aplicado na carreira militar.

Cabe também diferenciar um aprendiz de marinheiro do marinheiro graduado, cujos critérios de promoção e de carreira são diferentes.

Em linhas gerais, o aprendiz de marinheiro está em uma condição muito mais exposta, até por ser ainda aluno e ter que provar que realmente tem aptidão para a carreira.

Já um marinheiro, para ser desligado, precisará pedir baixa ou descumprir o Regulamento Disciplinar da Marinha (RDM) a ponto de ser expulso a bem da disciplina.

Aprendiz de marinheiro pode ter tatuagem?

Veja o que diz o site da Marinha a respeito das tatuagens:

 

A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas.”

Como é a rotina de quem trabalha na Marinha?

Ser um militar da Marinha do Brasil é estar envolvido permanentemente em missões, manobras, representações e rotinas de apoio.

Isso se aplica tanto para oficiais quanto para praças, portanto, esteja preparado para uma vida cheia de desafios ao ser incorporado ao serviço ativo.

As viagens, inclusive para o exterior, fazem parte dessa rotina, embora possam não ser tão frequentes para quem serve em unidades terrestres.

Então, se está em seus planos conhecer outros países e culturas e ainda receber por isso, esteja certo de que a Marinha é o seu lugar.

A matrícula na EAM é ate quantos anos?

Como vimos, o limite de idade para ingressar nas Escolas de Aprendizes Marinheiros é de 22 anos, sendo 18 a idade mínima.

No caso, a faixa etária é sempre definida a partir do dia 1º de janeiro do ano de admissão no curso.

Por exemplo: em 2023, poderão ingressar na EAM todos os que nasceram entre 1º de janeiro de 2005 e 1º de janeiro de 2001.

Fique atento, principalmente se você está perto de completar a idade limite, para não deixar a oportunidade passar.

E a rotina de uma marinheiro embarcado, como é?

Militares da Marinha de Guerra, a Armada, podem servir tanto em navios quanto em Organizações Militares (OM) de terra.

No entanto, são nas embarcações da MB que está concentrada a maior parte do efetivo naval.

São fragatas, corvetas, submarinos e até porta-aviões nos quais você poderá ser lotado, prestando os mais variados tipos de serviços.

Lembre-se que, antes mesmo de ingressar na EAM, você opta por uma especialidade para cursar.

Será com base nessa especialidade que sua rotina nos primeiros anos será definida, ainda que existam atividades comuns a todos.

Confira a seguir algumas delas.

Serviços

Unidades militares não “fecham”. Elas permanecem alertas 24 horas por dia, até porque é dever constitucional do militar estar sempre pronto para o combate.

Para manter esse funcionamento ininterrupto, as OMs montam divisões de serviço diárias, cujas responsabilidades variam, dependendo do local de serviço.

Em cada jornada, os marinheiros revezam os postos em turnos de 4 horas, até que no outro dia uma nova divisão de serviço entre em ação.

Comissões

Essa é a “cereja no bolo” da carreira do militar naval.

Além de ter a oportunidade de conhecer outros países sem precisar pagar nada, o marinheiro ainda recebe uma comissão, acrescida em seu contracheque antes mesmo da viagem. 

Cabe ressaltar que, embora haja licenças nas viagens, o propósito não é fazer turismo, mas cumprir missões específicas ou fazer intercâmbio, entre outras finalidades.

Formaturas

Todo militar está sempre envolvido em formaturas e representações.

Pode ser alusiva a uma data, como o 7 de setembro, ou por ocasião do falecimento de um militar que, como tal, tem direito a honras fúnebres.

Manutenções e reparos

Sendo um futuro especialista, o que faz um aprendiz de marinheiro, a não ser colocar em prática aquilo que aprendeu na escola?

Ao se formar marinheiro, você estará apto a exercer atividades nas áreas de Mecânica, Eletroeletrônica ou Apoio.

Sendo assim, esteja preparado para ser acionado para prestar auxílio sempre que houver a necessidade de reparar as máquinas e equipamentos dos navios em que vier a servir.

Está em suas mãos a decisão que pode mudar sua vida para sempre.

O Curso Maciel está aqui para apoiá-lo nessa jornada, com toda a experiência de mais de 20 anos preparando candidatos para as EAMs em todo o Brasil.

Venha para o nosso time e garanta um futuro brilhante!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.