Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Saiba tudo sobre o uniforme da Marinha do Brasil

Poucas fardas são tão emblemáticas quanto o uniforme da Marinha do Brasil.

Aqui entre nós, é motivo de admiração ver os militares usando o tradicional uniforme branco, o inconfundível traje de passeio da Armada.

Mas, para envergá-lo, é preciso primeiro mostrar que é merecedor. Muitos querem, poucos tentam e só os escolhidos terão essa honra.

E já que falamos do uniforme branco, você sabe por que a Marinha adota essa cor?

A resposta para essa e outras perguntas sobre a indumentária da nossa Esquadra você vai saber aqui, desde que continue lendo. Vamos em frente?

O que simboliza o uniforme da Marinha do Brasil?

Nada melhor do que o próprio regulamento para dizer o que simboliza o uniforme de Marinha:

“Os uniformes têm por finalidade principal caracterizar os militares da MB, permitindo, à primeira vista, distinguir os seus postos ou graduações, bem como os Corpos e Quadros a que pertencem. A pronta identificação visa facilitar o exercício da autoridade, atribuída por lei a cada militar.”

Portanto, pelo que a norma diz, o uniforme da Marinha do Brasil é, antes de mais nada, uma maneira de identificar cada militar de acordo com a sua graduação.

Por que o uniforme da Marinha é branco?

Uma das muitas tradições navais brasileiras herdadas das marinhas europeias é a divisão de uniformes para uso conforme a estação do ano. 

Dessa forma, convencionou-se na Marinha usar o branco como cor para o seu uniforme de verão.

Claro que esse não é o critério usado para determinar em quais situações cada uniforme é usado. De qualquer forma, ela ajuda a entender porque o branco foi escolhido, já que pressupõe-se que seja uma cor mais leve para usar nas estações mais quentes.

Como é o novo uniforme da Marinha do Brasil?

Em 2021, a Marinha adotou novos uniformes operativos para os seus militares, substituindo os antigos macacões de cor cinza, feitos de algodão, por uma novo macacão feito com a fibra Nomex® Essential Arc 650.

O objetivo foi dar mais proteção para os militares contra queimaduras, um risco sempre presente a bordo. Com o novo fardamento, estima-se uma redução de até 76% nos danos causados pelo fogo.

Os fuzileiros navais também passaram a ter um novo uniforme operacional. No caso, o antigo camuflado agora tem uma opção em tom mais claro e padrão mais parecido com os dos fuzileiros norte-americanos.

Quais os tipos de uniformes da Marinha do Brasil?

O branco é certamente o uniforme mais prestigiado da Marinha, mas existem outras andainas tão bonitas quanto o traje de passeio.

Mas a estética é apenas um detalhe, já que cada um dos uniformes da Marinha deve ser usado em situações específicas. O macacão, por exemplo, é o mais comumente utilizado pelos militares embarcados em seu dia a dia, assim como o inconfundível uniforme cinza e o azul mescla dos marinheiros.

Com tantas variações, a Marinha usa códigos e nomes especiais para identificar cada um desses uniformes, os quais conheceremos a seguir.

???? Saiba o que caiu na prova da EAM em 2022 e comece bem a sua preparação para o próximo concurso!

4.3

No grupo IV estão os uniformes azuis, na qual a subdivisão 4.3 é reservada para os uniformes na cor azul ferrete (azul marinho), usados principalmente em formaturas e representações.

É uma andaina usada em ocasiões especiais, podendo ser em desfiles, trocas de guarda, funerais ou mudanças de comando.

Ele pode, ainda, ser usado para serviço, mas apenas em circunstâncias específicas, como datas comemorativas. 

Existe a variação do 4.3 para desfile, no qual o marinheiro agrega acessórios como polainas, luvas e equipamentos para porte de armamento.

Nessa classificação está também a célebre garança dos fuzileiros, que se destaca nas Forças Armadas pelo belo contraste entre o azul marinho da calça e o vermelho do dólmã.

4.5

Nem todos sabem, mas a Marinha tem uma variação do seu uniforme de passeio, na qual o militar pode usar a peça de baixo na cor azul ferrete e a de cima na cor branca.

Às mulheres, é facultado o uso da saia ou calça, a qual deve ser combinada com um sapato de cadarço em substituição ao salto, usado com a saia.

A opção da calça azul também é facultada aos fuzileiros que, a exemplo dos militares da Armada, podem combinar o 4.5 com capa de chuva ou agasalho azul. 

5.3

No grupo V dos uniformes da Marinha estão as andainas brancas, tradicionalmente usadas em formaturas.

Repare que, assim como no 4.3, os marinheiros usam um lenço em volta do pescoço.

Essa peça do uniforme remonta aos antigos galeões de vela. Neles, os marujos usavam um lenço na testa durante os combates, amarrado atrás da cabeça, mais ou menos como fazem os piratas.

Com isso, evitavam que o suor caísse nos olhos, o que podia acontecer misturado a materiais como pólvora e graxa.

Quando os marinheiros cumpriam a missão, eles pegavam o lenço e o amarravam ao pescoço, com o nó para frente.

5.5

Esse é o uniforme com que você será visto nas ruas e pelos seus familiares com mais frequência.

O 5.5 é certamente o uniforme mais comumente utilizado na Marinha, sendo o único oficialmente autorizado para circulação fora das unidades da MB.

É também o uniforme obrigatório para uso quando o militar visitar outras instituições militares, podendo até ser punido por infringir o RUMB se deixar de fazê-lo.

6.4

No grupo VI estão os uniformes cinza, mescla, bege e camuflados.

São os uniformes de serviço, usados principalmente pelos militares que desempenham funções administrativas.

Existem as versões de verão, com mangas curtas, e as de inverno, de mangas compridas e gravata preta, tanto para marinheiros quanto para fuzileiros.

Lembrando que o novo padrão de camuflado de Marinha não extinguiu o tradicional camuflado de inverno. Para diferenciá-los, a MB passou a chamar o novo fardamento de “camuflado multipropósito”, visto na imagem acima, que tem uma versão só com camiseta. Abaixo, as conhecidas versões do camuflado de inverno e o camuflado de verão.

Alexandrino

No grupo III estão os uniformes do grupo Alexandrino, cuja característica principal é a cor branca para as peças de baixo e o azul ferrete nas de cima.

Assim como os uniformes do grupo IV, eles podem ser empregados em formaturas e solenidades, bem como em serviço.

Desfile

No grupo II estão os uniformes especiais para desfile que, assim como o Alexandrino, se distinguem pela parte de baixo branca, que pode ser saia ou calça para as mulheres.

Os oficiais usam uma jaqueta ou sobrecasaca que cobre parte dos quadris, o que faz dos fuzileiros os únicos aptos a utilizá-los enquanto na graduação de cabo ou soldado.

Macacão Operativo

Como vimos, o novo macacão operativo da Marinha é mais eficaz na proteção contra incêndios. Além disso, ele também tem a cor azul ferrete como predominante, criando um contraste maior entre os uniformes dos militares e o cinza das embarcações.

TFM

Finalmente, o tradicionalíssimo uniforme para o Treinamento Físico Militar (TFM) que, em algumas unidades, pode ter a camiseta substituída pela t-shirt branca. Os oficiais se distinguem pelas faixas brancas nas laterais dos calções.

Insígnias e medalhas

A Marinha prevê em seu regulamento, no capítulo 5.1, os critérios e pontos do fardamento onde devem ser afixadas as insígnias, as divisas e galões que distinguem o militar conforme seu posto (oficiais) ou graduação (praças).

Há, ainda, o capítulo 5.2, em que são previstas as posições das medalhas, distintivos e alamares; e o capítulo 4.3, no qual constam orientações para a afixação de condecorações e medalhas.

Existe uniforme camuflado da Marinha do Brasil?

Sim, e ele pode ser usado também pelos membros da Armada, como se verifica em unidades de fuzileiros. 

Portanto, mesmo sendo marinheiro, se um dia você vier a servir em um quartel do Corpo de Fuzileiros Navais, é bem provável que seja obrigado (ou facultado) a usar o uniforme camuflado.

O que diz o Regulamento de Uniformes da Marinha do Brasil?

O Regulamento de Uniformes da Marinha do Brasil (RUMB) é a referência para os militares da MB se orientarem quanto ao uso do fardamento.

Nele, estão previstos os uniformes indicados para cada tipo de circunstância, suas possíveis combinações e variações.

Lembrando que o RUMB é um documento dividido em dois volumes, no qual o primeiro é dividido em títulos de I a VI, enquanto o segundo é dividido em títulos I e II.

Veja também neste conteúdo o que fazer para ser aprendiz de marinheiro feminino!

Conclusão

O uniforme da Marinha do Brasil, como vimos, não se limita à notável farda branca.

Esteja certo de que, ao seguir carreira, você terá oportunidade de experimentar todas elas, como eu tive enquanto fui fuzileiro.

Agora, está na hora de tomar a decisão que pode mudar a sua vida.

O Curso Maciel é líder em aprovação para os concursos para aprendiz de marinheiro e fuzileiro naval, com mais de 20 anos realizando o sonho da carreira militar.

Matricule-se em nossos cursos presenciais ou online e dê esse passo para uma vida cheia de realizações!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.