Conseguir uma apostila para aprendiz marinheiro é apenas uma pequena parte da preparação para esse que é um dos mais concorridos concursos públicos militares do Brasil.
Ainda que todo material de estudo seja sempre bem-vindo, só uma apostila não garante aprovação em um certame no qual concorrem em média 35 candidatos por vaga.
Por isso, se você está em busca de uma apostila, tenho duas notícias para te dar.
A primeira é que você não terá dificuldade de encontrar uma apostila, desde que se disponha a fazer o investimento necessário.
A outra notícia é que existem alternativas que podem enriquecer muito mais seus estudos, como vou mostrar neste artigo.
Vem comigo que no caminho te explico!
Como consigo uma apostila para aprendiz marinheiro?
Todo meio que ajude na preparação visando a uma vaga em emprego público é válido. Utilizar apostilas é um deles.
Para conseguir uma, tudo que você precisa fazer é acessar um site em que o material possa ser comprado, geralmente de um curso preparatório.
Não tenho nada contra quem faz isso, mas acredito que uma preparação completa envolve muito mais do que vender uma apostila.
Por isso, estimulo sempre meus alunos a mergulhar fundo não só nos estudos, como na preparação física. Isso sem contar a documentação, mas essa é outra história.
Digamos então que você já tenha uma apostila e queira começar logo a estudar.
Para isso, você precisará de uma base e, principalmente, de profissionais que possam tirar dúvidas e explicar como solucionar as questões.
É nesse momento que vejo candidatos chegarem ao Curso Maciel perdidos, com apostila comprada, mas sem saber o que fazer com o material.
Nesses casos, prefiro começar do começo, explicando para eles que matérias são cobradas para que o estudo possa ser direcionado.
Confira na sequência!
Quais as disciplinas caem na prova?
Lembre-se que o concurso para aprendiz de marinheiro é para quem tem o ensino médio.
Sendo assim, as questões que caem na prova são sempre relacionadas a conteúdos lecionados nessa etapa do ensino escolar.
Um detalhe importante é que o candidato pode fazer a prova sem ter completado o ensino médio.
Por essa razão, vejo muitos alunos chegarem às nossas salas com dificuldades, por não terem sido apresentados a algumas das matérias cobradas.
Esse é mais um motivo para não focar apenas em obter uma apostila, afinal, estudo sem direcionamento não passa de tempo perdido.
Confira abaixo quais disciplinas são cobradas e que tipos de questões podem vir a cair na prova.
Português
Sempre oriento meus alunos a não só estudar as regras gramaticais, mas principalmente, a ler muito na preparação.
Afinal, boa parte das questões que caem na prova de aprendiz de marinheiro são de interpretação de texto, as quais exigem alta capacidade de desenvolver ideias.
Ler muito ajuda até com as questões sobre sintaxe, já que melhora a capacidade de identificar os elementos que compõem uma oração.
Veja abaixo as matérias mais cobradas:
- Ortografia
- Sintaxe e Semântica
- Morfologia
- Interpretação de Textos
- Variedades Linguísticas
- Coerência e Coesão
- Acentuação Gráfica
Matemática
A prova de matemática é considerada a mais difícil, por não caber interpretação, dizem alguns candidatos.
Por esse motivo, penso que, na verdade, essa é a prova menos complexa, já que demanda única e exclusivamente conhecimentos sobre fórmulas e cálculos.
Sendo assim, tudo se resume a uma questão de praticar muito. Quanto mais problemas você resolver, mais preparado estará.
Fique atento, ainda, aos conteúdos cobrados nessa prova, em geral relacionados às matérias como Trigonometria, Álgebra e Geometria Plana.
Física
Da mesma forma que a prova de matemática, em física o mais importante é conhecer as fórmulas e os conceitos por trás delas.
Isso porque, na prova, você pode ser desafiado a formular toda a questão, tomando como base apenas os dados fornecidos.
Ou seja, nem todas as perguntas estarão “mastigadas”. Em muitas delas, é você quem terá que dizer que tipo de fórmula aplicar, em perguntas sobre matérias como:
- Óptica Geométrica
- Eletricidade e Magnetismo
- Ondulatória e Acústica
- Termologia
- Mecânica
Química
Fundamentos da Química, água e suas dinâmicas e as leis do ar atmosférico são alguns dos conteúdos que caem na prova de química para a EAM.
Embora nessa disciplina os cálculos estejam presentes, nela o que vale mais é o conhecimento sobre as relações entre os elementos e reações químicas.
Portanto, ainda que exista um certo “decoreba”, no geral você precisará dominar os conceitos básicos e, a partir disso, formular raciocínios coerentes.
Inglês
Não é por ter apenas 5 questões que a prova de inglês pode ser deixada de lado.
Aliás, a total falta de conhecimento desse idioma e seus tempos verbais é um problema que vejo com bastante frequência.
Não por acaso, uma boa parte dos candidatos “zera” a prova de inglês, colocando em risco sua aprovação em uma prova na qual cada acerto faz muita diferença na classificação.
Qual a nota de corte para aprendiz de marinheiro?
Nota de corte é a nota mínima para se classificar dentro do número de vagas previstas no edital.
Em 2021, a prova para aprendizes marinheiros registrou uma nota mínima de 68 pontos, ou seja, foi necessário acertar pelo menos 34 das 50 questões.
???? Veja também: como escolher o nome de guerra na EAM?
O que estudar para aprendiz de marinheiro?
Como sempre digo para os meus alunos, é preciso estudar tudo e mais um pouco.
No entanto, uma forma de cortar caminho é se basear em questões de provas anteriores, até para se familiarizar com o estilo da banca do concurso.
Que etapas vêm depois da prova?
O exame intelectual é apenas a primeira fase de um concurso no qual o candidato é submetido a testes físicos e exames médicos e psicológicos, todos eliminatórios.
Além disso, no final ele precisará apresentar os documentos que atestem sua idade, escolaridade e as condições exigidas para seguir na carreira militar.
Conclusão
A apostila para aprendiz marinheiro até ajuda, mas, a partir de agora, acredito que você tenha se conscientizado de que só esse material não é suficiente para sua aprovação.
Para ficar mais perto da sonhada vaga, o Curso Maciel disponibiliza aulas online, colocando à sua disposição toda nossa expertise de 20 anos e taxa de aprovação de 70%.
Venha para o nosso curso EAM online e comece desde já a sua caminhada em direção à carreira militar!