Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

O que é Fuzileiro Naval? Saiba o que significa ser um combatente anfíbio!

Lembro como se fosse hoje do dia em que me inscrevi para o concurso para fuzileiro em 1999. Na fila formada no Primeiro Distrito, muitos não sabiam nem o que é Fuzileiro Naval e o que esse tipo de militar fazia.

Na verdade, a “ficha” só cai para alguns quando o curso começa, junto com toda a ralação.

É aí que muitos desistem, por não saber o que os aguarda depois que cruzam o mítico pórtico do CIAMPA ou do CIABA.

Você não precisa passar por isso, certo?

Se a sua resposta é sim, então não deixe de ler este conteúdo atentamente até o final.

O que é Fuzileiro Naval?

Um fuzileiro naval é um militar altamente treinado que integra uma força anfíbia especializada em operações navais e terrestres. 

Esses profissionais são conhecidos por sua versatilidade e capacidade de atuar em diferentes ambientes, como praias, selvas e zonas urbanas. 

Eles são essenciais para a segurança e projeção de poder de uma nação, podendo conduzir ações de combate, resgate e ajuda humanitária. 

A formação de um fuzileiro naval é rigorosa e abrange habilidades de infiltração, combate corpo a corpo e liderança. 

Sua atuação é fundamental em situações de conflito e crises que exigem resposta rápida em áreas costeiras e em terra.

O que faz um Fuzileiro Naval?

Os fuzileiros desempenham um papel multifacetado nas forças militares, sendo especializados em operações tanto aquáticas quanto terrestres. 

Suas responsabilidades incluem conduzir assaltos anfíbios, estabelecer uma presença militar em áreas costeiras estratégicas, realizar operações de reconhecimento, resgatar reféns e prestar assistência humanitária em cenários de desastres naturais. 

Além disso, eles dominam técnicas de combate corpo a corpo e treinam para operações especiais. 

Também são treinados para liderar equipes em ambientes hostis e pela capacidade de resposta rápida, fazendo deles uma parte indispensável das forças armadas de uma nação.

Como atua um Fuzileiro Naval?

Aprendi desde cedo quando entrei na Marinha que o Fuzileiro Naval é o único soldado profissional.

E o que isso significa?

Quer dizer que os soldados de outras forças não são treinados de forma tão abrangente, a ponto de poder atuar em tantas situações como os fuzileiros. 

Ou seja, só os navais têm a capacitação completa como militares de pronto emprego desde o curso de formação de soldados.

Isso faz deles os únicos capazes de atuar em terrenos como praias, costas, selva e nos mais inóspitos biomas brasileiros.

O Fuzileiro Naval atua como uma força especial, acionada apenas em momentos críticos, quando as forças de segurança convencionais não dão conta do recado ou precisam de reforço.

Onde atua um Fuzileiro Naval?

O termo “anfíbio” não é por acaso.

Chamamos os fuzileiros assim porque, como vimos, eles são os únicos preparados para operações aquáticas e terrestres. Nenhum outro militar tem essa formação como soldado.

Qualquer fuzileiro é capaz de ser acionado prontamente para atuar nos mais variados contextos, podendo ser como força ofensiva ou de pacificação.

É por essa e outras razões que eles são conhecidos como tropa de elite, já que são os únicos militares preparados para atuar em uma variada gama de situações e condições.

👉 Adsumus! Conheça o lema dos Fuzileiros Navais do Brasil e porque ele é usado como saudação entre a tropa! 

Por que ser um Fuzileiro Naval?

Quem passa pela semana “zero” do curso de formação de soldados passa a entender o que é Fuzileiro Naval de verdade.

Depois dessa espécie de mini estágio de adaptação, você estará muito mais preparado para lidar com os desafios que estarão por vir.

Poderá, ainda, usufruir dos benefícios que só uma carreira militar pode proporcionar, incorporando os valores e os princípios de honra e companheirismo.

Entenda a seguir que vantagens você tem quando se torna um fuzileiro.

Possibilidade de uma carreira militar

É verdade que a estabilidade na carreira, para o Fuzileiro Naval, só chega em definitivo depois de cruzar os dez anos de serviço ativo.

Pelo menos três desses anos você vai passar como soldado, período em que terá que manter um alto conceito entre os seus superiores hierárquicos para ser indicado ao curso de formação de cabos.

De qualquer forma, exceto os marinheiros, a única carreira possível nas Forças Armadas começando como soldado é no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Portanto, você jamais seguirá uma carreira se ingressar nesta graduação no Exército ou na Força Aérea.

Benefícios e vantagens

Enquanto estiver na ativa, o militar do CFN pode usufruir de uma série de benefícios e vantagens inerentes a todo membro das Forças Armadas.

Você terá direito, por exemplo, a atendimento médico gratuito, na rede de saúde mantida pela Marinha do Brasil.

Esse atendimento é extensivo aos seus dependentes diretos, logo, cônjuges e filhos também estarão protegidos.

Como militar, você também passa a usufruir de certas regalias que não são concedidas aos civis, como linhas de crédito e de financiamento especiais.

Isso sem falar nas gratificações, abonos e adicionais que você também poderá receber em seu contracheque, engordando ainda mais os seus vencimentos. 

Remuneração acima da média

Falando em soldo, os proventos de um naval podem ser considerados bem acima da média, tendo em conta a escolaridade exigida, que é o Ensino Médio.

Desafio você a me dizer um emprego civil que pague até R$ 2,7 mil, ainda por cima com tantos benefícios.

O cenário só melhora, considerando que quanto mais antigo você for, maior será o adicional por tempo de serviço, sem contar as promoções.

Uma carreira cheia de desafios

Se você é daquelas pessoas que não se vê trabalhando de 8h às 17h em um escritório, sentado em frente a uma mesa o tempo todo, então a carreira no CFN vai te interessar.

Como Fuzileiro, você estará sempre sendo acionado para manobras, operações e representações no Brasil e até no exterior.

Conclusão

Quando me perguntam o que é Fuzileiro Naval, sempre respondo: um soldado profissional.

Está ao seu alcance fazer parte desta força e ingressar em uma carreira sólida.

O Curso Maciel prepara candidatos aos cursos de formação de Fuzileiros Navais há mais de 20 anos, com uma das mais altas taxas de aprovação: 91%.

Dê o passo decisivo e garanta sua vaga. Me chama no WhatsApp!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.