Acho curioso os alunos me perguntarem como é a carreira da ESA, mesmo sabendo que se trata apenas de uma das instituições de ensino do Exército.
É nela que se formam os futuros sargentos de carreira, ou seja, aqueles que terão praticamente assegurado o direito a galgar as graduações até a de subtenente.
Mas antes, é preciso superar os dois períodos de formação, cujas instruções são ministradas em diferentes unidades do Exército Brasileiro (EB) no território nacional.
Saiba o que acontece nesse período e porque ele é determinante para os anos que vierem a seguir!
Afinal, como é a carreira da ESA?
Vamos considerar que, por carreira na ESA, estamos falando do Curso de Formação de Sargentos (CFS).
Nesse caso, todos os alunos matriculados passam por dois períodos: um básico, com duração de 3 semanas, no qual o futuro sargento recebe formação militar nas chamadas Organizações Militares do Corpo de Tropa (OMCT).
Depois disso, ele é encaminhado para o período de qualificação, em que aprende a especialidade para a qual conseguir se qualificar.
Esse período, que também tem duração de 43 semanas, tem aulas totalmente ministradas na ESA, onde o aluno se forma nas armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
As exceções são as especialidades de Logística, cuja especialização é feita na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro; e Aviação, cuja formação é no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx), em Taubaté.
O que um 3º sargento do Exército faz?
Depois dos 2 anos de curso, o aluno é nomeado 3º Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro, sendo então designado para servir em uma das unidades do EB em todo o Brasil.
Uma vez graduado, o 3º sargento assume uma série de responsabilidades já que, como se diz nas Forças Armadas, ele é o elo de ligação entre o comando e a tropa.
Além de coordenar as atividades junto aos cabos e soldados, o sargento também serve como uma referência, pautando pelo exemplo o comportamento dos seus subordinados.
Ele participa de instruções diárias dentro da sua especialidade, aperfeiçoando suas habilidades enquanto lidera as frações ao seu comando.
Posso ser um militar de carreira?
Uma das razões pela qual candidatos de todo o Brasil disputam uma vaga na ESA é justamente a possibilidade de continuar no Exército.
Você deve ter observado que a própria denominação da graduação tem o termo “carreira”, portanto, pode contar com isso ao conseguir a aprovação no concurso.
Como veremos mais à frente, seguir carreira no EB traz diversos benefícios que, no meio civil, você só teria se fosse concursado.
Isso sem contar os salários, bem acima da média para uma profissão altamente qualificada e que só exige o Ensino Médio.
???? Outro ponto positivo é que o concurso da ESA tem todos os anos. Saiba aqui como se preparar!
ESA é nível superior?
Para ficar ainda melhor, todos os alunos que se formam na ESA têm garantido um diploma de nível superior, no nível de tecnólogo.
Essa foi uma mudança que ocorreu em 2016, quando o MEC publicou a decisão na terceira edição do Cadastro Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.
Por ocasião dessa mudança, todas as escolas de formação de sargentos das Forças Armadas passaram a ter o status de curso superior de nível tecnólogo.
Essa é uma oportunidade também para as mulheres. Saiba como ser sargento feminino do Exército!
Quais as vantagens da carreira militar?
A carreira militar é cada vez mais procurada não apenas pela questão da empregabilidade.
Aliás, para fazer parte do Exército, é preciso abraçar a instituição muito mais do que como um simples emprego, mas como um ofício para o resto da vida.
É preciso ter vocação e aptidão para seguir em frente em uma carreira repleta de desafios diários.
Quem se molda à disciplina militar poderá então desfrutar de uma série de recompensas a que só os verdadeiros combatentes têm direito.
Confira quais são.
Estabilidade
Com o desemprego apresentando taxas cada vez mais elevadas, é uma grande conquista ingressar em uma carreira em que o profissional só é demitido se cometer faltas graves.
Essa é a realidade de quem se torna 3º sargento do Exército, em que a estabilidade na função é garantida durante os 30 anos de serviço previstos.
Por outro lado, a estabilidade não seria tão atraente se, com ela, o militar não percebesse outras vantagens, entre as quais estão diversos benefícios exclusivos.
Benefícios
Assistência médica, odontológica, psicológica e social estão ao alcance dos militares do EB nas unidades de saúde distribuídas em todo o Brasil.
Também tem direito a vários auxílios, previstos no regulamento do Exército para todos os que estejam sendo promovidos a oficial, subtenente ou sargento.
Eles são creditados diretamente no contracheque, sendo pagos conforme a situação do militar. São eles:
- Adicional de compensação orgânica
- Adicional de compensação por disponibilidade militar
- Adicional de férias
- Adicional de habilitação
- Adicional de permanência
- Adicional de tempo de serviço
- Adicional natalino
- ajuda de custo
- assistência pré-escolar
- Auxílio-alimentação
- Auxílio-fardamento
- Auxílio-funeral
- Auxílio-invalidez
- Auxílio-natalidade
- Auxílio-transporte
- Gratificação de localidade especial
- Gratificação de representação
- Gratificação de representação de comando
- Pensão alimentícia
- Pensão militar
- Transporte
Aposentadoria
Outra vantagem bastante considerável da carreira militar é a garantia de aposentadoria bem antes da maioria dos civis.
Se você ingressar com a idade mínima de 17 anos e for para a reserva depois de 30 anos de carreira, estará aposentado já aos 47 anos de idade. Detalhe: recebendo seus vencimentos integralmente, descontados apenas os auxílios e gratificações.
Plano de carreira
Não menos importante, ao ingressar na ESA e se formar 3º sargento, você passa a ter acesso a um plano de carreira com promoções garantidas a cada 8 anos, até chegar a subtenente.
Viu só como é a carreira da ESA e como vale a pena o sacrifício em nome de uma profissão segura?
No Curso Maciel, você se prepara com quem tem mais de 20 anos de experiência formando candidatos para os principais concursos militares do Brasil.