Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Quantas vagas tem o concurso da ESA?

A Escola de Sargentos das Armas  é a instituição responsável pela formação de sargentos do Exército Brasileiro e todos os anos promove um concurso que  oferece mais de  1.000 vagas para a Área Geral, de Música e de Saúde, voltado a jovens de 17 a 24 anos com Ensino Médio Completo.

🔰O que é a ESA? Descubra aqui!

Quantas vagas tem na ESA?

O edital do concurso da ESA oferece 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos para diversas especialidades, como: 

  • Área Geral: 900 vagas para os candidatos do sexo masculino e 105 vagas para o sexo feminino;
  • Área de Saúde: 55 vagas para candidatos de ambos os sexos;
  • Área de Música: 40 vagas para candidatos de ambos os sexos divididas entre alguns instrumentos específicos estabelecidos no edital.

💰Quanto ganha um Sargento da ESA?

Como se preparar para a prova da ESA?

1. Conhecer as características do Concurso:

O primeiro passo para conquistar a aprovação no concurso da Escola de Sargento das Armas é conhecer todas as etapas do processo seletivo, quais são as matérias da prova e como é a abordagem da banca examinadora. Feito isso, você conseguirá organizar o seu tempo e esforço da melhor forma possível.

📚Saiba quais matérias caem na ESA!

2.Organizar o seu tempo:

Organizar o tempo e estabelecer um cronograma que se alinhe à sua rotina e disponibilidade são passos fundamentais durante a preparação para a ESA. Ao criar uma meta diária de estudos, você consegue não apenas otimizar o tempo disponível, mas permitir um equilíbrio saudável entre a dedicação aos estudos e outras atividades diárias.

3. Monte o seu plano de estudos:

Elaborar um plano de estudos personalizado é essencial para maximizar sua preparação para a ESA. Ao considerar as matérias que compõem a prova (Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Inglês e Redação) você pode traçar um plano que otimize seu tempo e potencialize seus pontos fortes, enfrentando de maneira mais eficaz as áreas que demandam maior atenção. Ao identificar suas dificuldades em cada matéria, será possível criar um plano de estudos adaptado às suas necessidades individuais. Esse método permite focar nas áreas mais problemáticas e consolidar conhecimentos de forma mais eficiente.

5. Faça as provas antigas e os simulados:

Fazer provas antigas é uma das formas mais eficientes na hora de estudar para concursos, pois assim você coloca em prática todo o conteúdo e se adapta ao estilo de questões que a banca aborda. A resolução de simulados também é um modo de se preparar para o dia da prova e testar a estratégia de prova do aluno. 

📌Baixe as provas anteriores aqui!

7. Tenha um direcionamento especializado na ESA:

O Curso Maciel, com 20 anos de experiência no mercado, representa qualidade e comprometimento. 

Nossa equipe é composta por professores especializados em concursos militares, com um material didático exclusivo e específico para o concurso da Escola de Sargento das Armas.

Além disso, estamos dedicados a auxiliar você na construção do seu cronograma de estudos, garantindo uma preparação personalizada e eficaz.

Disponibilizamos turmas presenciais e online, tudo elaborado para auxiliá-lo a conquistar a tão sonhada farda. 

Dê o passo decisivo e garanta sua vaga. Me chama no WhatsApp!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.