Preparatório Maciel Presencial Online Ao Vivo

Nosso blog

Saiba como entrar pro Exército e seguir na carreira militar

Qual o jovem não gostaria de saber como entrar pro Exército, vestir o uniforme verde oliva e seguir uma carreira repleta de realizações?

Esse é o sonho de boa parte dos brasileiros na idade de alistamento, muitos dos quais enxergam na carreira militar a chance de ter estabilidade profissional e financeira.

Você pode ser um deles, ingressando no Exército como praça ou oficial. Veja como fazer neste conteúdo!

Como entrar pro Exército sem ser por alistamento?

Sendo um órgão público, o Exército Brasileiro (EB), só admite nas suas fileiras militares pessoas selecionadas via certame.

Portanto, não há como entrar pro Exército sem ser pelo alistamento obrigatório ou prestando concurso.

O alistamento é uma opção bem menos interessante, já que só é permitido para jovens no ano em que completam 18 anos. 

Os poucos que são escolhidos para servir não têm a oportunidade de seguir carreira, dando baixa em cerca de um ano ou menos.

Os oficiais temporários talvez sejam a melhor escolha, mas, mesmo assim, o período de serviço não passa dos 8 anos.  

Como militar de carreira

Considerando que o alistamento não abre qualquer possibilidade de seguir carreira, o concurso público para os cursos de formação acaba sendo a melhor alternativa.

Existem também os quadros temporários, que vamos conhecer mais à frente, mas antes, vamos ver como ser um militar de carreira entrando para o quadro de sargentos das armas.

Concurso ESA

Anualmente o Exército abre vagas para jovens entre 17 e 24 anos de todo o Brasil na Escola de Sargentos das Armas, a ESA.

O curso, com duração total de 77 semanas, é dividido em duas etapas. 

A primeira consiste no ciclo básico, com duração de 43 semanas. Nela, os alunos aprendem as disciplinas comuns a todo militar das Forças Armadas.

Na segunda, com duração de 44 semanas, os alunos se especializam na arma escolhida por ocasião da inscrição.

Lembrando que o curso da ESA acontece em regime de internato, com folgas programadas e visitas a critério da instituição.

👉 Comece a se preparar com quem tem mais de 20 anos de experiência aprovando para a ESA. Venha para o Curso Maciel!

Outros concursos

Você também pode ingressar no Exército prestando concurso para as escolas e quadros de oficiais.

Essa é uma opção indicada para quem pretende chegar aos postos mais altos do Exército e comandar unidades militares como batalhões, regimentos ou quem sabe vir a ser o próprio comandante da corporação!

Concurso EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército está situada em Campinas/SP e é nela que se formam os futuros oficiais de carreira.

A faixa etária para este concurso está entre 17 e 22 anos, sendo admitidos candidatos de ambos os sexos.

Como a ESA, só podem prestar concurso aqueles que tenham concluído o ensino médio ou pelo menos estejam cursando o último ano.

Concurso IME

Para os que sonham em ser militares e ter ao mesmo tempo um diploma de engenharia, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é a melhor escolha.

É nele que se formam os oficiais dos quadros de engenheiros do Exército, que são os responsáveis pelas construções em geral, seja de edifícios, pontes e demais obras de infraestrutura.

Concursos EsSex e EsFCEx

Há, ainda, a possibilidade de ingressar no Exército pelas Escolas de Formação Complementar (EsFCEx) e de Saúde (EsSEx), que também forma os capelães militares.

Para o quadro complementar, são admitidos apenas candidatos que já tenham um diploma de nível superior, em áreas como Administração, Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem, entre outras.

Como militar temporário

Para quem não pretende seguir carreira, há como entrar pro Exército na condição de militar temporário. Ou seja, você ingressa e dá baixa, voltando ao meio civil depois de um certo período.

É possível entrar como sargento temporário, quadro em que são admitidos profissionais de nível técnico, ou como oficial, via Estágio de Adaptação e Serviço (EAS).

Também é preciso ter concluído um curso superior, desde que seja de interesse do Exército e haja vagas disponíveis.

Vantagens da carreira militar

Ser militar temporário não deixa de ser uma experiência interessante, mas pode não ser muito vantajoso, considerando o regresso à vida civil.

Vale mais a pena se preparar para prestar um concurso que garanta a estabilidade profissional, com todas as vantagens e benefícios que só os concursados têm.

Confira algumas delas a seguir.

Estabilidade

Ainda que o desemprego no Brasil esteja em níveis baixos, registrando o nível mais baixo nos últimos 8 anos, como civil sempre existe o risco de vir a ficar desocupado.

Esse perigo você jamais terá que enfrentar sendo militar de carreira. Ainda que a estabilidade oficialmente só seja garantida depois de 10 anos, em metade desse tempo você poderá se considerar estabilizado para a instituição.

Promoções

Todos nós almejamos melhorar na vida e, para isso, precisamos de desafios que nos permitam subir de patamar profissional e financeiro.

O Exército garante isso para os militares que seguem carreira, por meio de promoções, reajustes salariais, gratificações e outros tipos de bônus.

Comissões

Outra vantagem da carreira no Exército é que a remuneração pode ser incrementada de acordo com o esforço do próprio militar.

Quem serve nas fronteiras ou faz cursos expeditos, por exemplo, incorpora ao seu contracheque gratificações que, em alguns casos, podem ser permanentes.

Alojamento e alimentação

Nunca é demais lembrar que todo militar, inclusive os temporários, tem direito a alojamento e alimentação, desde que não seja “desarranchado”.

Assistência total

O Exército oferece, ainda, toda uma rede de assistência médica, hospitalar, psicológica e social sem qualquer custo extra para seus militares.

Conclusão

Saber como entrar pro Exército é só o primeiro passo em direção a uma carreira sólida e de um futuro cheio de prosperidade.

O segundo passo é começar a se preparar o quanto antes, até porque a concorrência é sempre acirrada!

Conte com o Curso Maciel e fique mais perto da vaga na Escola de Sargentos das Armas.

Saiba o que é necessário para fazer o curso da ESA e o que aguarda você desde o período básico!

Mais postagens

Enviar Mensagem pelo o WhatsApp
Olá 👋
Fale agora com o Maciel.