Quais são os Requisitos básicos para o concurso Fuzileiro Naval?

O concurso fuzileiro naval se aproxima! Antes mesmo de fazer a prova, o candidato deve estar a par do processo seletivo e certificar-se quanto ao que é necessário para poder concorrer a uma vaga.

Também é muito importante que você entenda que ter sobrado no alistamento militar obrigatório não o incapacita para ser um Fuzileiro. O que vai decidir de fato é a aprovação em cada etapa do processo seletivo, que é feito de forma independente.

Sendo assim, leia este artigo atentamente, aqui está o que você precisa saber!

Limite de idade e requisitos

Concurso Fuzileiro Naval

Uma das principais dúvidas que candidatos de todo Brasil têm em relação ao concurso fuzileiro é em relação à idade.

Nesse quesito, não há exceção: se você estiver fora do limite permitido, não poderá se candidatar.

Para estar apto a participar do processo seletivo você precisa:

  • Ter 18 anos completos no ano em que se matricula no Curso de Formação;
  • Ter até 21 anos de idade em janeiro no ano em que se matricular

Por exemplo, vamos supor que você pretende se candidatar em 2018, logo, você fará a matrícula em 2019, certo?

Isso significa que no próximo ano você deverá estar completando 18 anos, não importa o mês. Também deverá ter, no máximo, 21 anos em janeiro de 2019.

Sendo assim, o concurso fuzileiro naval 2018 é para candidatos que nasceram entre 1 de janeiro de 2001 e 1 de janeiro de 1998. Ficou claro?

Outros requisitos exigidos são:

  • ser do sexo masculino;
  • ter o ensino médio completo;
  • ser brasileiro;
  • ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m

Como é feito o concurso fuzileiro naval

O processo seletivo para fuzileiro naval 2018 começa com o exame de escolaridade. Você fará uma prova escrita, contendo questões de Português e Matemática. No concurso de 2017, foram abertas 1300 vagas, para as quais concorreram jovens de todo o Brasil.

Uma vez aprovado no exame de escolaridade, a próxima fase é a verificação de dados biográficos. Aqui, você deverá apresentar seus documentos, comprovante de escolaridade e outros, a critério da comissão avaliadora.

A terceira etapa é o teste psicológico, em que o candidato terá avaliada a sua condição psicossocial, a fim de confirmar a aptidão para a carreira militar. Aprovado, é a vez de fazer o exame de saúde, no qual você será submetido a diversos exames clínicos.

Por último, é realizado o teste físico, no qual você precisará completar uma prova de corrida e natação e executar flexões na barra e abdominais. Para garantir a aprovação nessa fase, é fundamental condicionar-se fisicamente com bastante antecedência.

Inscrição Fuzileiro Naval 2018

Deu para perceber que a jornada é longa, por isso, quanto antes você der início aos estudos e à preparação física, melhor.

Se você quer ser fuzileiro naval, então faça sua inscrição no site do Comando de Pessoal de Fuzileiros Navais ou presencialmente, nos postos de inscrição divulgados nos sites e aqui, no blog do Curso Maciel.

Fique atento aos prazos, antecipe-se e garanta a sua participação no concurso fuzileiro naval!

Quer saber mais sobre concursos militares? A gente conta para você quais são os principais concursos militares do Brasil!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn