Fuzileiro Naval – Informações e Requisitos para Ingresso

requisitos para ser fuzileiro navalSaiba quais os requisitos e informações para a prova de Soldado Fuzileiro Naval 2016

Saiba o que é necessário para fazer as inscrições no concurso para fuzileiro naval 2016.

Muitos jovens querem ingressar na Marinha do Brasil, mas não sabem quais são os requisitos cobrados para entrar no Corpo de Fuzileiros Navais. Então, a primeira coisa que você precisa saber é que para ser um militar de carreira, no Brasil, é necessário fazer a inscrição em um dos concursos que ocorrem todos os anos, e ficar atento às exigências previstas nos editais. Neste texto vamos trabalhar com as exigências que serão base para o edital de 2016.

Antes de falarmos sobre os requisitos do concurso para Fuzileiro Naval 2016, vamos esclarecer algumas dúvidas relativas à carreira destes militares, e suas funções dentro da Marinha do Brasil

O que faz um Fuzileiro Naval

O Corpo de Fuzileiros Navais é a tropa de infantaria anfíbia especializada da Marinha do Brasil, e está subordinado diretamente ao Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais – CGCFN.  O fuzileiro naval é um especialista em ataque e retomada de território, em especial às zonas litorâneas e ribeirinhas. Seu trabalho é acabar com a resistência inimiga tornando o local seguro para o desembarque e estabelecimento das tropas regulares

treinamento fuzileiro naval brasilComo é o Treinamento de um Fuzileiro Naval

O treinamento de um fuzileiro naval do brasil consiste em um curso básico com duração média de 17 semanas, cerca de 4 meses, com módulos de combate urbano, operações de selva, paraquedismo, e sobrevivência no mar. Durante o curso os recrutas ficam em regime de internato nas instalações do Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves – CIAMPA, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ou no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília – CIAB, em Santa Maria, no Distrito Federal.

Vídeo: Dia a Dia e Treinamento dos Fuzileiros

Ao fim do curso, o soldado fuzileiro naval é movimentado para uma das diversas Organizações Militares do Corpo de Fuzileiros Navais, localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte (Natal), Rio Grande do Sul (Rio Grande), Mato Grosso do Sul (Ladário), Amazonas (Manaus), Pará (Belém), Bahia (Salvador) e Distrito Federal (Brasília), de acordo com o local de realização do Estágio Inicial escolhido no momento da inscrição no concurso.

Quanto tempo o soldado leva para ser promovido

A partir do terceiro ano como soldado, o militar poderá se submeter à prova de conhecimentos para ingressar no curso de formação de cabos especialistas, em uma das especialidades à seguir:

  • Artilharia;
  • Infantaria;
  • Escrita;
  • Motores e Máquinas;
  • Engenharia;
  • Comunicações Navais;
  • Corneta e Tambor;
  • Aviação;
  • Eletrônica;
  • Enfermagem; e
  • Blindados.

O Curso de Especialização para promoção à cabo tem duração de 6 meses e é realizado no Centro de Instrução Almirante Silvio de Camargo, localizado na Ilha do Governador – RJ.

Tendo chegado à graduação de cabo, o militar  poderá, a partir do 6º ano de serviço participar do processo seletivo interno para o Curso Especial de Habilitação a Sargento, pelo qual, uma vez aprovado, o militar será promovido à 3º Sargento, e posteriormente, por tempo de serviço e requisitos internos da Marinha do Brasil, à 2º e 1º Sargento respectivamente, e depois à SubOficial.[Fonte]

Requisitos

Limite de Altura para Soldado Fuzileiro Naval

Os rapazes interessados em entrar na Marinha do Brasil como fuzileiro naval devem prestar atenção ao [su_highlight background=”#fdf047″]limite mínimo de altura que é de 1,54 m e ao máximo que é de 2,00m[/su_highlight]. Estes limites de altura foram estabelecidos pensando não só na capacidade de suportar a rotina e desafios físicos aos quais os fuzileiros são expostos, mas também com relação ao tamanho dos equipamentos, veículos e instalações com as quais estes militares têm de lidar.

Qual o limite de idade para o concurso

qual limite idade fuzileiroEsta provavelmente é uma das dúvidas mais comuns entre os interessados neste concurso: Qual a idade máxima para entrar a prova de soldado Fuzileiro Naval. Pois bem, a resposta é simples, a idade máxima para entrar nos fuzileiros é 21 anos de idade, a referência é que costuma confundir um pouco.

Vamos explicar. Neste sentido, o edital do concurso diz que o candidato precisa ter entre 18 e 21 anos referenciados à 1º de janeiro do ano de ingresso no curso, ou seja, contextualizando para o edital 2016, pelo qual o candidato ingressará no curso somente em 2017, [su_highlight background=”#fdf047″]o jovem deverá ter nascido entre 02/01/1995 e 01/01/1999[/su_highlight], para poder participar do concurso em em 2016.

Escolaridade

A prova para soldado fuzileiro naval exige que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o ensino fundamental no ano do concurso, assim sendo, mesmo quem ainda vai concluir, em 2016, o 9º ano do fundamental (antiga 8ª serie), já pode sim fazer a prova

Informações sobre o concurso 2016

Ok, se você atende a todos os requisitos para ser um fuzileiro naval, é hora de você pensar em fazer a prova do concurso. Não tem como fazer para se alistar como fuzileiro naval, o ingresso para esta carreira militar é somente por meio de concurso público.

O concurso consiste, inicialmente, em uma prova objetiva com 25 questões de português e 25 de matemática. Somente os aprovados no exame intelectual seguem para as demais fases como o teste físico e os exames médicos e psicotécnicos.

Onde fazer as inscrições para a prova

Anualmente, as inscrições para a prova do concurso de fuzileiro naval ocorrem no mesmo período. Assim, as inscrições para o concurso de 2016 estão previstas para abrir entre os meses de fevereiro e março de 2016. Já as provas devem ocorrer entre o final de abril e o mês de maio.

Para fazer as inscrições  no concurso é necessário esperar a abertura do edital 2016. Nele constarão todas as informações necessárias além do endereço do site para fazer as inscrições.

Enquanto você espera a abertura do edital, recomendamos que curta nossa página no Facebook, pois divulgaremos por lá assim que o edital estiver aberto. Curta o Curso Preparatório Maciel no Facebook.

O que cai na prova para Fuzileiro Naval

Para a prova de soldado Fuzileiro Naval 2016 as matérias da prova serão Português e Matemática a nível de 8ª série fundamental. Uma das maneiras de estudar para este concurso é resolvendo as questões de provas antigas dos concursos anteriores.

Mas o ideal é que você busque auxílio de profissionais especializados em preparação pré-militar para este tipo de concurso público. Neste sentido, nós do Curso Preparatório Maciel contamos com mais de uma década de experiência aprovando e classificando candidatos todos os anos.

Estude Conosco

Venha estudar conosco. Possuímos turmas específicas para o concurso Fuzileiro Naval 2016. Nossas salas são climatizadas, e as cadeiras acolchoadas, tudo desenvolvido para ajudar você a conquistar a vaga dos seus sonhos.

Conheça nossa turma pré-militar para o concurso de Fuzileiros Navais 2016 clicando aqui.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn