colégio nave rj tijuca

Colégio NAVE RJ – Núcleo Avançado em Educação

Núcleo Avançado em Educação – NAVE RJ


Núcleo Avançado em Educação NAVE RJO NAVE (Nùcleo Avançado em Educação), instalado no Colégio Estadual José Leite Lopes, no bairro da Tijuca RJ, foi criado pela parceria entre o Governo do Estado do Estado do Rio de Janeiro e a iniciativa privada. O NAVE é um programa de Ensino Médio voltado para a capacitação profissional na área das Mídias Digitais, e também desenvolve pesquisas com tecnologias de informação e comunicação para criar soluções educacionais.

Atualização (29/10/15) Inscrições abertas para esta escola – Clique aqui para saber mais!

Saiba mais sobre o NAVE RJ da Tijuca assistindo esse vídeo do youtube Canal NAVE

Cursos Técnicos Gratuitos

nave tijuca
Espaço de Integração

No NAVE RJ os alunos têm a oportunidade de realizar seu Ensino Médio Técnico com duração de 3 anos, optando entre os cursos de Programação de Jogos, de Roteiros, ou de Mídias Digitais. A formação técnico-profissional da escola é reconhecida internacionalmente. Em 2009, a Microsoft escolheu o Nave Tijuca como uma das 30 escolas mais inovadoras do mundo. Em 2010, o Colégio José Leite Lopes foi eleito como “Mentor” dentro do Programa de Escolas Inovadoras da Microsoft. Já em 2012, a escola foi convidada a participar do programa World Tour, que promove um intercâmbio entre os alunos das melhores escolas do mundo inteiro. O NAVE do Rio de Janeiro é a única escola no Brasil a participar deste grupo seleto. [Fonte]

Qualidade no Ensino Gratuito

Apesar da participação da iniciativa privada, o NAVE é uma Escola Técnica Estadual que funciona nas modernas instalações do Colégio Estadual José Leite Lopes, portanto, é uma escola pública e seu ensino é gratuito. Como as aulas ocorrem em horário integral, o colégio garante aos alunos alimentação e transporte (riocard estudantil), pois muitos estudantes residem em locais distantes da instituição localizada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

preparatório para 6º e 9º ano

Como Estudar no NAVE RJ

Processo Seletivo

Junto a outras instituições estaduais de ensino como o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos – NATA, o NAVE compõe o Programa Dupla Escola da SEEDUC/RJ, este programa reúne em si as principais Escolas Técnicas Estaduais de Ensino Médio, cujo ingresso se dá por meio de concurso público realizado anualmente. 

O sistema Matrícula Fácil do Governo do Estado do Governo Do Estado não contempla escolas técnicas como o NAVE e o NATA.

Quais os limites de idade e de escolaridade do NAVE

O ingresso de novos alunos nos cursos do C.E. José Leite Lopes é pelo 1º ano do Ensino Médio, portanto, é necessário que os interessados em fazer a prova do NAVE RJ já tenham concluído ou estejam concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, no ano do concurso.

Há também um limite de idade para poder fazer a inscrição na prova do NAVE da Tijuca, ou seja, para se inscrever no concurso o aluno deverá ter nascido entre 01/01/1999 e 31/12/2004.

Onde fazer a inscrição para a prova do NAVE 2016

Apesar das inscrições estarem previstas para o segundo semestre de 2015, não há ainda uma data definida para as inscrições para a prova do Colégio NAVE, o jeito é mesmo esperar o edital 2015 sair. Em 2014 as inscrições foram exclusivamente pela internet pelos sites www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.rj.gov.br/web/seeduc

Quando o período de inscrição estiver aberto, aqueles que não têm acesso à Internet podem fazer suas inscrições no laboratório de informática de qualquer Escola Estadual. Enquanto isso, além de estudar antecipadamente para o concurso, você pode acompanhar as notícias sobre este e outros concursos curtindo a nossa Fan page no Facebook.

Taxa de Inscrição

A inscrição para as provas que compõem o Programa Dupla Escola, não possuem taxa de inscrição, porém o candidato tem de optar por concorrer a apenas uma vaga, pois a prova para todas as escolas do programa ocorrem no mesmo dia e horário.

Caso o candidato, após confirmar sua inscrição, queira altera a opção de escola para concorrer, basta, dentro do período das inscrições, o candidato iniciar uma nova inscrição, pois o sistema validará apenas a última inscrição efetuada por CPF.
O candidato, mesmo sendo menor de idade, deverá possuir CPF próprio para fazer a inscrição.

Atenção às Cotas do NAVE RJ 2015

O Programa Dupla Escola também trabalha com o sistema de Cotas, a reserva de vagas é de 90% para alunos que concluíram o 9º ano em Escolas Públicas, ou em estabelecimentos privados de ensino como bolsistas, 5% das vagas são destinados aos portadores de deficiência, e 5% para os alunos oriundos da rede particular de ensino.
A opção pelo sistema de cotas deve ser sinalizada no momento da inscrição no concurso.

Estudando para o concurso

É importante que o candidato inicie sua preparação com antecedência, tomando por base as matérias previstas no edital do último concurso, pois deverão ser as mesmas do próximo. É possível se preparar também através da resolução de questões de provas anteriores. Você você pode encontrar as provas antigas dos concursos anteriores em PDF é no aqui mesmo no site do Curso Preparatório Maciel, no link provas anteriores.
Mas o ideal é que o candidato busque auxílio de profissionais especializados em preparação para concursos públicos.
Neste sentido o Curso Maciel conta com 13 anos no mercado, aprovando alunos para as principais Escolas Técnicas de Nível Fundamental e Médio.

Estude Conosco!

Localizado bem no centro de São Gonçalo, o Curso Maciel conta com professores especializados em preparação para concursos públicos. Nosso material didático é próprio e elaborado individualmente para cada concurso. Nossas salas de aulas são climatizadas, possuem iluminação adequada e cadeiras acolchoadas. Tudo desenvolvido especialmente para ajudar você a conquistar a vaga dos seus sonhos.
Cursos Preparatórios para Concursos, com qualidade e preço bem no centro de São Gonçalo.

Temos turmas específicas voltadas para as áreas civis e militares, e também para alunos do 6° e 9º anos do Ensino Fundamental que desejam ingressar nas principais escolas técnicas federais e estaduais do Rio de Janeiro:

Divulgue aos amigos:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn